EDUCAÇÃO OLÍMPICA NO ENSINO MÉDIO: VALIDAÇÃO QUALITATIVA DE UM MATERIAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DO ESPORTE

Nome: Eduardo Viganôr Silva
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/04/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Otávio Guimarães Tavares da Silva Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Otávio Guimarães Tavares da Silva Orientador
Suraya Cristina Darido Examinador Externo
Wagner dos Santos Examinador Interno

Resumo: A mudança de valores sociais e sua pluralidade indicam um novo cenário educacional cuja compreensão aponta para a necessidade de uma educação em valores. A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório da educação básica não se isenta dessa responsabilidade de elaborar propostas que abarquem a discussão e problematização de valores no contexto de suas aulas. Porém, a sistematização de tais propostas parece ser pouco desenvolvida na escola, de modo geral, e nessa disciplina, em particular. Em contrapartida, o conteúdo esportivo submetido a um tratamento pedagógico específico tem sido apontado como um veículo de formação moral. Em conjunto, também o livro didático bem estruturado pode ser um auxiliador da prática docente. Neste sentido, este trabalho buscou realizar a validação qualitativa de um instrumento pedagógico destinado a professores de Educação Física escolar atuantes no Ensino Médio e aos alunos pertencentes a esse segmento de ensino. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro professores de Educação Física atuantes no nível médio de escolarização que aplicaram e analisaram a pertinência do material a partir de diferentes critérios. O referido material apresenta-se como um livro didático com propostas de atividades voltadas para a promoção de valores a partir do esporte e tendo como referência a Educação Olímpica. Os resultados indicam que o material é claro, conciso e coerente, mas precisa avançar na indicação de mais atividades práticas que permitam a discussão de valores. Conclui-se que a iniciativa é válida, porém ainda é necessário desenvolver indicadores de aplicação que sinalizem para a ocorrência ou não de mudanças comportamentais e atitudinais por parte dos alunos submetidos às atividades do instrumento.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910