DAS PRESCRIÇÕES ÀS PRÁTICAS DE PESQUISA/FORMAÇÃO COMPARTILHADAS: O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Érica Bolzan
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/04/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Wagner dos Santos Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
André da Silva Mello Examinador Interno
Marcos Garcia Neira Examinador Externo
Silvana Ventorim Examinador Externo
Wagner dos Santos Orientador

Resumo: Investiga o livro didático na Educação Física tendo como fonte a produção
acadêmica publicada em periódicos, a forma e conteúdo de sete propostas didáticopedagógicas
e a análise de proposta construída pelo Proteoria, que tem como eixo
central as práticas pedagógicas de professores. Caracteriza-se como uma pesquisa
plurimetodológica, utilizando-se de estudo bibliográfico, documental e da
(auto)biografia. Na pesquisa bibliográfica, mapeia e analisa textos que abordam
propostas didático-pedagógicas para o ensino da Educação Física e aponta
aumento de interesse sobre o tema, sobretudo a partir da década de 2000,
publicações que têm sido produzidas na relação de parceria entre consultores das
universidades e professores das instituições escolares, valorizando a participação
dos docentes. Na pesquisa documental, analisa sete propostas didáticopedagógicas
com o objetivo de investigar, nas suas formas, os dispositivos de leitura
elaborados para projetar as práticas pedagógicas, e, no conteúdo, as
representações sobre identidade da Educação Física como componente curricular.
Conclui que essas propostas são produto da parceria entre universidade e
instituições escolares, dialogando com os professores das redes de ensino. Suas
formas e conteúdo indicam relação com as atuais políticas nacionais de
reconfiguração da educação básica pelos princípios da integralização,
interdisciplinaridade em áreas de conhecimento, especialmente no ensino médio. Na
pesquisa (auto)biográfica, ao investigar o livro didático produzido pelos professores
de Educação Física das redes de ensino da Grande Vitória-ES em parceria com
docentes e alunos da Universidade Federal do Espírito Santo, observa coerências
entre o propósito do projeto, como o protagonismo e autoria do professor, a
produção de conhecimento a partir das experiências e o livro didático como caixa de
utensílios. Discute, ainda, a necessidade de se aprofundar a progressão e
complexidade dos conteúdos, o diálogo entre diferentes conhecimentos escolares e
a valorização do protagonismo dos alunos na produção de livros didáticos.

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