NARRATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO COM OS SABERES COMPARTILHADOS POR ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Verônica Freitas dos Santos
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/06/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Amarílio Ferreira Neto Co-orientador
Wagner dos Santos Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Amarílio Ferreira Neto Coorientador
Antonio Jorge Gonçalves Soares Examinador Interno
Silvana Ventorim Examinador Externo
Wagner dos Santos Orientador

Resumo: O trabalho caracteriza-se por ser um estudo de abordagem quanti-qualitativa. O pressuposto teórico-metodológico utilizado é o da narrativa autobiográfica e se constituirá sob uma perspectiva histórica. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de alunos e alunas em relação aos saberes compartilhados nas aulas de Educação Física, durante o período de escolarização. Para tanto, analisamos as narrativas de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da Serra, para resgatar suas experiências com a disciplina durante a sua vida escolar. Trouxemos como principais interlocutores o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, com Bernard Charlot e seus estudos sobre a relação com o saber e Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da história. Os resultados mostraram que a relação com o saber e as identidades criadas para a Educação Física estão imbricadas em movimento histórico, tensionados pela lógica escolar e pelas experiências dos estudantes, o que resulta na perda do seu interesse nas aulas de Educação Física ao decorrer do processo de escolarização.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910