EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFES (2003-2010): MAPEAMENTO INAUGURAL DAS SUAS TRAJETÓRIAS

Nome: Merielle Soares de Araujo Reis
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/05/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Zenólia Christina Campos Figueiredo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Maria Alvarenga Examinador Externo
Sandra Soares Della Fonte Examinador Interno
Zenólia Christina Campos Figueiredo Orientador

Resumo: O presente estudo compõe uma pesquisa maior que pretende acompanhar egressos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, com o intuito de analisar e compreender o seu perfil e o percurso/trajetória profissional desde a sua saída da universidade. Considerando o caráter pioneiro dessa tarefa e o fato de nossa dissertação ocupar um lugar bastante específico nesse amplo projeto, com a responsabilidade de inaugurá-lo, tivemos que tomar várias decisões no sentido de precisar nosso objeto e nossos objetivos. Assim, nosso estudo consistiu em localizar egressos do curso de licenciatura em Educação Física da UFES formados entre o 1º período do ano de 2003 e o 2º período de 2010 e traçar aspectos da sua trajetória formativa e profissional. Ao fazer isso, tivemos um duplo objetivo: por um lado, construímos um banco de dados sobre esses egressos e, por outro, diagnosticamos e sistematizamos um conjunto de problemas, recortes, dúvidas e hipóteses explicativas que esses dados apontaram. Como caminho metodológico, optamos pela pesquisa quanti-qualitativa e justificamos, dessa forma, utilizar o modelo de pesquisa survey, pois se reparte entre a descrição e a explicação. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado junto a todos os egressos localizados (95,73%) e permitiram o delineamento do perfil do grupo pesquisado. Reponderam nosso questionário (34,87%), ou seja, 188 egressos. A partir de uma análise preliminar dos dados apresentados pelas tabelas e pelos gráficos, foi possível inventariar questões bastante significativas, tais como: a) a questão de gênero na atuação profissional em Educação Física; b) a busca pela estabilidade no emprego em contradição com o prazer em trabalhar na profissão magistério; c) conflitos entre a formação inicial e a atuação em escolas; d) a pós-graduação sem significado maior para o desenvolvimento profissional. Todo o esforço dedicado a este estudo nos leva a compreensão de que estamos em um processo inicial, no qual já foram verificados diversos pontos que necessitam de maior atenção e trabalho, haja vista a abrangência do tema. Destarte, temos a certeza de que esta dissertação auxiliará futuros pesquisadores em seus estudos contribuindo para a melhoria do Curso de Educação Física da UFES.

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