COMPORTAMENTOS ATIVO E SEDENTÁRIO DE ESCOLARES RESIDENTES DE REGIÕES URBANA E RURAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: Flávio Andrade Neto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2013
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Maria del Carmen Bisi Molina Orientador
Luciana Carletti Co-orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Paulo Roberto dos Santos Amorim Examinador Externo
Maria del Carmen Bisi Molina Orientador
André Soares Leopoldo Examinador Interno

Resumo: Atualmente há o reconhecimento de que as influências sociais sobre a saúde operam
sob diversos processos e que um deles pode ser o contexto em que a pessoa vive. O
aumento das políticas de promoção de saúde gera o interesse em implementar
intervenções nos níveis individual e coletivo, mas antes disso, torna-se necessário
compreender os aspectos que afetam comportamentos relacionados ao sedentarismo e
ao nível de atividades físicas em populações distintas. O objetivo deste estudo foi
identificar e analisar os comportamentos ativo e sedentário de escolares de regiões
urbana e rural do Espírito Santo a partir de duas bases de dados provenientes dos
projetos SAÚDES Santa Maria de Jetibá e SAÚDES Vitória, ambas voltadas para a
investigação de aspectos relacionados à nutrição e saúde de escolares de 7 a 10 anos.
A amostra foi constituída por 1.242 crianças de Vitória e 528 de Santa Maria de Jetibá,
perfazendo 1.770 escolares de ambos os sexos. As informações sobre atividade física
e comportamentos sedentários foram obtidas a partir de questionário validado. O plano
analítico utilizou-se de testes estatísticos, por meio do software SPSS versão 17.0. A
maioria das crianças era do sexo feminino (55,1%), eutróficas (79%), não brancas
(52%), de classe socioeconômica C (41%). Foram encontradas diferenças significativas
do tempo gasto com atividades físicas e sedentárias entre os grupos estudados.
Escolares urbanos atendem menos aos limites de 2 horas e 4 horas de tempo de tela
diariamente. Crianças urbanas, em sua maioria, também foram consideradas Ativo
Insuficiente e têm menor tempo médio diário de atividades físicas. Conclui-se que
escolares rurais são mais ativos e gastam menos tempo com dispositivos de tela. Tais
achados podem subsidiar o delineamento de diferentes estratégias para o alcance dos
objetivos de programas de estímulos às atividades físicas e redução de tempo
sedentário nos contextos urbano e rural.

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