TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPÍRITO SANTO

Nome: Mariana Pozzatti
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/12/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Amarílio Ferreira Neto Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Amarílio Ferreira Neto Orientador
Silvana Ventorim Examinador Externo
Wagner dos Santos Examinador Interno

Resumo: Este estudo trata das condições de trabalho docente em/na Educação Física no
Espírito Santo, embasando-se em discussões do Estado do Conhecimento da
temática na área e nos dados da pesquisa nacional Trabalho Docente na Educação
Básica no Brasil, realizada em 2009. O lócus de investigação incidiu nos
municípios de Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Viana e Vitória. Nessa
etapa, a produção e discussão dos dados concentrou-se em 70 questões do
instrumento de coleta de dados utilizado no survey nacional, que dialogaram com a
produção de autores como Emílio Tenti Fanfani, Maurice Tardif, Claude Lessard,
Joarez Vieira do Nascimento, Jorge Both, Vicente Molina Neto e com as demais
pesquisas investigados no Estado do Conhecimento. Objetivou conhecer e
compreender como o docente de Educação Física vem desenvolvendo seu trabalho,
especialmente nas escolas públicas de Educação Básica dos municípios
investigados no Espírito Santo, tendo como eixos norteadores as seguintes
questões: quem é o docente de Educação Física atuante em nosso Estado? Como
esses profissionais organizam seu trabalho? Quais suas condições de carreira e
trabalho? Concluiu-se que, de forma geral, a situação vivida pelos docentes de
Educação Física no Espírito Santo assemelha-se à das outras regiões do Brasil,
principalmente em relação aos aspectos constituintes da docência, formação,
infraestrutura, carga horária de trabalho e remuneração. Entretanto, o Estado
apresentou dados diferenciados em relação ao sexo dos profissionais, indicando que
é bastante próximo o número de docentes do sexo masculino e do feminino.
Evidenciou-se, por fim, a necessidade de repensar a formação dos docentes e as
formas de aproximação e apropriação de documentos que norteiam seu trabalho.

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