REFERENCIAIS PRESCRITOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: PRISCYLA SIMÕES SOUZA MOREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR RONCHI FILHO Examinador Externo
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO Coorientador
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Resumo: Estuda os documentos oficiais da educação infantil, prescritos pelos órgãos centrais de
gestão dos sistemas de ensino, com objetivo de compreender a concepção de criança,
infância, educação infantil e Educação Física veiculada nesses documentos. Também
analisa, por meio das narrativas dos professores de Educação Física, se de alguma
forma, eles influenciam a prática pedagógica do professor de Educação Física no
contexto institucional da educação infantil. Os documentos analisados foram: Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), Referencial Curricular Nacional
para Educação Infantil (1998), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação
Infantil (2006) e Educação infantil: um outro olhar (2006). A abordagem teóricometodológica
foi o estudo autobiográfico, por meio da entrevista narrativa (SUARÉZ,
2008). Entrevista sete professores de Educação Física que atuam na educação infantil
no município de Vitória/ES, selecionados a partir do Seminário de Práticas Pedagógicas
em Educação Infantil, realizado no ano de 2010. Analisa a forma como esses
professores que atuam no Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES,
especificamente, na educação infantil, mobilizam os conhecimentos vinculados nos
documentos oficiais para pensar a prática pedagógica, bem como a maneira como as
concepções de criança, infância, educação infantil e Educação Física incidem na
prática pedagógica desses professores. Constata que os documentos oficiais com
maior representatividade para o professor de Educação Física, que atuam no universo
da educação infantil, são o RCNEI e Educação infantil: um outro olhar e que é a partir
dos conceitos, crenças e valores, vinculados nesses documentos que se materializa a
prática educativa da Educação Física no contexto infantil. Revela que as concepções
de criança, infância e educação infantil que os documentos oficiais trazem são
apropriadas, de forma consciente ou não, pelo professor de Educação Física e
dialogam com as prescrições nacionais e municipais. Sinaliza que é a partir da
perspectiva da Cultura Corporal que os professores de Educação Física, colaboradores
da pesquisa, desenvolvem suas práticas no interior das instituições de educação infantil
e que é a partir das especificidades do contexto infantil, prescritas nos documentos
norteadores voltados para as crianças de zero a cinco anos, como: cuidar e educar,
horário de entrada, rotinas, horário de pátio, horário das refeições etc., que os
professores planejam e sistematizam as aulas de Educação Física.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910