PEDAGOGIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Nome: Fernanda Pires Pagotto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/09/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Francisco Chicon Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Nazareno Ferreira Borges Examinador Interno
José Francisco Chicon Orientador
Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as contribuições das teorias
críticas da Educação e da Educação Física para o ensino de crianças com
deficiência intelectual em uma escola especial. Adotou uma pesquisa com
abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com aproximações
etnográficas. Foi realizado um estudo de campo totalizando seis meses em uma
turma de 13 crianças em idade escolar, compreendida entre 8 e 13 anos, de uma
escola especial do municipal de Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar
limites, possibilidades e desafios encontrados no ensino de Educação Física
embasada por princípios comuns às teorias críticas.

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