Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos

Nome: Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/08/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Francisco Chicon Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
José Francisco Chicon Orientador
Sandra Soares Della Fonte Examinador Interno
Sonia Lopes Victor Examinador Externo

Resumo: Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicas

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910