Yoga e Educação Física escolar: uma revisão integrativa
Nome: FERNANDA MOCELIN PENACHIO
Data de publicação: 15/12/2025
Orientador:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANDRE DA SILVA MELLO | Orientador |
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANDRE DA SILVA MELLO | Presidente |
| FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA | Examinador Interno |
| RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, que tem por objetivo examinar a relação entre o yoga e a Educação no âmbito da Educação Física escolar, reconhecendo o potencial desta área do conhecimento num encontro enriquecedor entre corpo e mente por meio de uma filosofia teórico-prática. Entende-se que o yoga, enquanto sistema filosófico, passou por processos de ressignificação ao longo do tempo e, no Brasil, encontrou contexto favorável para adaptações culturais, educacionais e terapêuticas. Sua inserção em diferentes campos do saber, especialmente na Educação Física, tem fomentado reflexões sobre corporeidade, bem-estar e saúde mental. A interface entre yoga e Educação revela-se particularmente relevante ao se considerar o potencial preventivo e terapêutico da prática para a saúde holística infantojuvenil, sobretudo no que tange ao cuidado com os transtornos mentais na infância. A pluralidade do yoga contemporâneo possibilita que educadores inovem, adaptem e ampliem seus efeitos, favorecendo a criação de atividades que busquem o desenvolvimento de habilidades psicossociais e o estímulo a práticas de relaxamento e autocuidado. No cenário educacional, o yoga passa a adquirir novos significados, convocando-nos a reflexões éticas e críticas sobre sua apropriação cultural e pedagógica. Assim, quando integrado à Educação Física escolar e articulado às políticas públicas de saúde e aos currículos educacionais, o yoga pode configurar uma estratégia promissora de cuidado integral com crianças e adolescentes, contribuindo de modo consistente para a promoção da saúde física, mental e social no ambiente escolar.
Palavras-chave: práticas integrativas; Educação Física escolar; saúde mental infantil; corporeidade.
