A prática pedagógica da Educação Física com bebês na Educação Infantil

Nome: LAURA HELMER TRINDADE

Data de publicação: 05/12/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Presidente
MARIA CECÍLIA DA SILVA CAMARGO Examinador Externo
RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades da prática pedagógica da Educação Física com bebês no contexto da Educação Infantil, reconhecendo e valorizando as suas práticas autorais e produções culturais. O estudo adota duas perspectivas metodológicas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica. A partir da primeira perspectiva, focaliza-se a produção acadêmico-científica da Educação Física sobre as práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil, por meio das seguintes bases de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTD/Capes), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Dados Científicos em Acesso Aberto (Oásis ibict) e o Portal de Periódicos da Capes. Mediante a segunda perspectiva, realiza-se uma investigação etnográfica com uma turma de bebês, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, durante sete meses. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e registrados em diário de campo, em fotografias e em entrevistas semiestruturadas com a professora de Educação Física da turma e a professora Articuladora. No processo de interpretação, utiliza-se a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), em sua perspectiva temática, para analisar os dados provenientes da pesquisa bibliográfica e da entrevista. Na pesquisa etnográfica, foram mobilizados os Episódios de Interação (Pedrosa; Carvalho, 2005), que são prototípicos do fenômeno investigado, em diálogo com os pressupostos da Sociologia da Infância (Corsaro, 2011; Sarmento, 2013), dos Estudos com o Cotidiano (Certeau, 2014) e das Relações Proxêmicas (Hall, 2005). Os resultados sinalizam que os bebês realizam um consumo produtivo dos produtos culturais que lhes são ofertados, evidenciando práticas autorais movidas por seus desejos e necessidades. As relações proxêmicas denotaram formas particulares de se relacionar com o contexto sociointeracional, demonstrando que eles são sujeitos ativos em seus processos de desenvolvimento e de socialização. Portanto, cabe à Educação Física, em interação com os diferentes profissionais que atuam na Educação Infantil, promover vivências com as manifestações da cultura corporal que potencializem as possibilidades de os bebês agirem sobre si e sobre o seu contexto físico e social, valorizando-os como produtores de cultura.

Palavras-chave: Educação Física; Bebês; Educação Infantil; Prática pedagógica.

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