Projeto de Vida e Formação Escolar de Estudantes Atletas, Estudantes Trabalhadores e Estudantes

Nome: CAMILO ARAÚJO MÁXIMO DE SOUZA

Data de publicação: 05/12/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO JORGE GONCALVES SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARILIO FERREIRA NETO Examinador Interno
ANTONIO JORGE GONCALVES SOARES Presidente
DIRCEU RIBEIRO NOGUEIRA DA GAMA Examinador Externo
MARIANA ZUANETI MARTINS Examinador Interno
SILVIO DE CASSIO COSTA TELLES Examinador Externo

Resumo: A dupla carreira tem se tornado um desafio crescente no ambiente educacional, a partir das demandas específicas dos jovens envolvidos nesta realidade que buscam conciliar a carreira de estudante com o trabalho ou qualquer outro tipo de formação profissional que independe da escola. No sistema básico de ensino escolar temos os estudantes típicos, estudantes trabalhadores, e estudantes atletas, todavia, a depender do tipo de inserção do estudante podemos afirmar que estes possuem demandas bastante diferenciadas. Cada tipo de instituição de vínculo, para além da escola, impõe aos jovens exigências, valores, e oportunidades que se reflete na forma como os projetos de vida são construídos. O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar a escolarização e os projetos de vida de jovens estudantes atletas do futebol, de jovens estudantes trabalhadores e de jovens estudantes típicos. Os objetivos específicos são: comparar as rotinas e identificar os principais desafios enfrentados por estudantes trabalhadores, estudantes atletas e estudantes típicos; observar os processos de conciliação e organização dos tempos destinados às atividades escolares, e laborais. Na primeira fase da pesquisa, 176 jovens estudantes típicos, estudantes trabalhadores e estudantes atletas responderam um survey. Na segunda fase do estudo, 15 jovens estudantes típicos e atípicos foram entrevistados, a partir de um roteiro semiestruturado e aberto. Os jovens participantes deste estudo integravam as categorias de base de dois clubes de futebol profissional do Rio de Janeiro, e duas escolas de ensino médio, vinculadas a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. As entrevistas foram analisadas mapeando os temas recorrentes que surgiram na fala dos entrevistados. Os resultados encontrados evidenciam que a trama central da pesquisa está apoiada em cinco eixos de sustentação que estão inter-relacionados: identidade profissional e projetos de vida, barreiras a escolarização, estratégias para o enfrentamento das demandas da dupla carreira, ambiente escolar, e envolvimento familiar. A análise de cada um dos grupos mostrou que os jovens estudantes atletas priorizam a formação esportiva em detrimento da formação acadêmica. Os jovens estudantes trabalhadores inseridos no mercado de trabalho formal, valorizam suas posições e almejam a permanência e o desenvolvimento profissional na área em que atuam. Os jovens estudantes trabalhadores na informalidade, buscam alternativas para migrarem em busca de novas oportunidades laborais que proporcionem melhores salários e estrutura adequada para exercerem suas funções. O processo de escolarização vivenciado por jovens estudantes típicos e atípicos apresenta diferenças. Os jovens estudantes típicos se dedicam apenas a formação acadêmica, por isso, enfrentam barreiras de menor complexidade, por não precisar conciliar duas formações. Os jovens estudantes trabalhadores e os estudantes atletas que conciliam as formações laboral e esportiva com a formação acadêmica, descrevem ter maior sobrecarga física e emocional, para realizar a gestão de suas rotinas e responder a todas as demandas das instituições. O sistema de ensino básico no Brasil está estruturado na escola regular para atender os jovens típicos, aqueles que, em tese, possuem como foco central concluir o processo de escolarização. Por outro lado, oferece poucas possibilidades de solução aos problemas enfrentados pelos jovens estudantes atípicos que auxiliem na conciliação da dupla carreira, isto é, escolarização com outro tipo de formação paralela. Por fim, o cenário desigual exige que as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado sejam específicas e elaboradas de acordo com as demandas próprias de cada grupo de estudantes que estão na escola, construindo um ambiente viável para o desenvolvimento integral dos jovens envolvidos em dupla carreira no Brasil.

Palavras-chave: Estudantes Típicos; Estudantes Atípicos; Escolarização; Dupla Carreira; Futebol.

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