Dayse Alisson Camara Cauper
Nome: DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER
Data de publicação: 19/11/2025
Orientador:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| AMARILIO FERREIRA NETO | Orientador |
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| AMARILIO FERREIRA NETO | Presidente |
| ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Examinador Externo |
| ANDRE DA SILVA MELLO | Examinador Interno |
| CORIOLANO PEREIRA ROCHA JÚNIOR | Examinador Externo |
| VICTOR DE ANDRADE MELO | Examinador Externo |
Resumo: Esta tese analisa as prescrições para o ensino da Educação Física dos Colégios Militares, produzidas no SCMB (2002-2021). De modo particular, investiga a participação de professores civis na elaboração e revisão desses impressos que se constituem em dispositivos didático-pedagógicos orientadores da prática docente neste componente curricular. Mobilizou como fontes: a) os currículos de Educação Física do SCMB, denominados de PLAEST e PLADIS nas versões dos anos de 2002 e 2011 e os PSD dos anos de 2014, 2016, 2018 e 2021; b) as revistas produzidas anualmente nos Colégios Militares; c) documentos internos ao Exército; d) entrevistas realizadas com professores dos Colégios Militares. Do ponto de vista teórico e metodológico o estudo se desenvolveu na perspectiva da História Cultural, em Chartier (1990), Bloch (2001), Certeau (1998), e da micro história italiana de Ginzburg (1989). Operamos na interpretação dos dados por meio da categoria de análise cultura escolar. O capítulo I contempla uma apresentação do estudo. O capítulo II apresenta um panorama de como as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação discutem sobre as prescrições para o ensino da Educação Física do SCMB. O capítulo III apresenta a Modernização do Ensino no Exército e no Sistema Colégio Militar do Brasil como uma chave para compreender as mudanças operadas na educação básica militar a partir da reabertura democrática do país. O capítulo IV revela algumas tensões nas prescrições para o ensino da Educação Física do SCMB (2002 – 2021), decorrentes do dissenso em relação à Educação Física nos Colégios Militares. O capítulo V apresenta alguns desdobramentos da Modernização do Ensino no cotidiano da Educação Física dos Colégios Militares. O capítulo VI apresenta as maneiras de fazer dos participantes da revisão curricular realizada em 2020. A partir dos principais resultados, a tese confirma a hipótese de que as culturas escolares dos Colégios Militares vêm assumindo um protagonismo nos processos de elaboração e revisão curricular da disciplina Educação Física, por meio dos seus interlocutores que periodicamente são chamados a se reunir para participar do jogo polemológico que define a atualização do currículo deste componente curricular.
Palavras-chave: Historiografia; Cultura material; Análise documental histórica; Colégio Militar; Processo de Modernização do Ensino; Ethos militar.
