Dayse Alisson Camara Cauper

Nome: DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER

Data de publicação: 19/11/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARILIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARILIO FERREIRA NETO Presidente
ANDREA BRANDAO LOCATELLI Examinador Externo
ANDRE DA SILVA MELLO Examinador Interno
CORIOLANO PEREIRA ROCHA JÚNIOR Examinador Externo
VICTOR DE ANDRADE MELO Examinador Externo

Resumo: Esta tese analisa as prescrições para o ensino da Educação Física dos Colégios Militares, produzidas no SCMB (2002-2021). De modo particular, investiga a participação de professores civis na elaboração e revisão desses impressos que se constituem em dispositivos didático-pedagógicos orientadores da prática docente neste componente curricular. Mobilizou como fontes: a) os currículos de Educação Física do SCMB, denominados de PLAEST e PLADIS nas versões dos anos de 2002 e 2011 e os PSD dos anos de 2014, 2016, 2018 e 2021; b) as revistas produzidas anualmente nos Colégios Militares; c) documentos internos ao Exército; d) entrevistas realizadas com professores dos Colégios Militares. Do ponto de vista teórico e metodológico o estudo se desenvolveu na perspectiva da História Cultural, em Chartier (1990), Bloch (2001), Certeau (1998), e da micro história italiana de Ginzburg (1989). Operamos na interpretação dos dados por meio da categoria de análise cultura escolar. O capítulo I contempla uma apresentação do estudo. O capítulo II apresenta um panorama de como as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação discutem sobre as prescrições para o ensino da Educação Física do SCMB. O capítulo III apresenta a Modernização do Ensino no Exército e no Sistema Colégio Militar do Brasil como uma chave para compreender as mudanças operadas na educação básica militar a partir da reabertura democrática do país. O capítulo IV revela algumas tensões nas prescrições para o ensino da Educação Física do SCMB (2002 – 2021), decorrentes do dissenso em relação à Educação Física nos Colégios Militares. O capítulo V apresenta alguns desdobramentos da Modernização do Ensino no cotidiano da Educação Física dos Colégios Militares. O capítulo VI apresenta as maneiras de fazer dos participantes da revisão curricular realizada em 2020. A partir dos principais resultados, a tese confirma a hipótese de que as culturas escolares dos Colégios Militares vêm assumindo um protagonismo nos processos de elaboração e revisão curricular da disciplina Educação Física, por meio dos seus interlocutores que periodicamente são chamados a se reunir para participar do jogo polemológico que define a atualização do currículo deste componente curricular.

Palavras-chave: Historiografia; Cultura material; Análise documental histórica; Colégio Militar; Processo de Modernização do Ensino; Ethos militar.

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