Experiências extensionistas formativas e socialmente implicadas: o projeto Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada em debate
Nome: FABIANA ZANOL ARAÚJO
Data de publicação: 31/10/2025
Orientador:
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MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA | Orientador |
Banca:
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Examinador Externo |
GRACIELE MASSOLI RODRIGUES | Examinador Externo |
JOSÉ FRANCISCO CHICON | Coorientador |
MARIA APARECIDA DIAS | Examinador Externo |
MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA | Presidente |
Páginas
Resumo: A presente pesquisa tem como foco o projeto de extensão Práticas Pedagógicas de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência, desenvolvido no Laboratório de Educação Física Adaptada do Centro de Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (Laefa/Cefd/Ufes). Trata-se de um projeto que articula extensão, ensino e pesquisa e sinaliza aproximações com as práxis inclusivas, no sentido do acolhimento e empoderamento das pessoas participantes com deficiência e autismo, alargando as possibilidades do conhecimento dos/as acadêmicos/as em relação às práticas inclusivas. Apresenta, como referencial teórico para dar suporte a esta pesquisa, os pressupostos de Paulo Freire, partindo das presunções de que discentes e egressos/as estão em formação permanente inseridos num processo histórico e que se desenvolve a partir das experiências sociais e culturais, com possibilidades emancipatórias e de libertação nas interações com o outro. A pesquisa elenca como objetivo geral, conhecer e problematizar as experiências formativas socialmente implicadas no/com o projeto extensão/ensino/pesquisa Prática de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência do Cefd/Ufes, evidenciando o seu potencial inclusivo produzido em contextos dialógicos e problematizadores. Como objetivos específicos, busca descrever e problematizar as ações desse projeto e sua articulação com as diretrizes extensionistas, com destaque para a interação dialógica, a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade, a indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão. Além disso, procura compreender e problematizar o modo como se configuram as experiências formativas fomentadas no projeto de extensão Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada para Pessoa com Deficiência, à luz dos conceitos freirianos de humanização, dialogicidade, amorosidade, autonomia, prática e justiça social. Por fim, busca refletir, de forma rigorosa e crítica, sobre as possíveis contribuições, limites e desafios atravessadores das experiências formativas, produzidas no/com/pelo projeto em debate. A metodologia adotada fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa de um estudo de caso, entretanto o campo investigado está orientado pelos princípios teórico-metodológicos da pesquisa-ação existencial, configurando um hibridismo metodológico. Dentre os métodos de análise utilizados, destaca-se a etnopesquisa, com a implicação, perlaboração e escuta sensível, possibilitando abarcar a complexa rede de intersubjetividades que se entrelaçaram no contexto pesquisado, criando oportunidades para reflexão e conscientização. O trabalho constata que o Laefa/Cefd/Ufes, alicerçado na indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, configura-se como um espaço profícuo de trocas de experiências, contribuindo de maneira significativa para a formação de discentes e egressos/as envolvidos/as no projeto. Os dados coletados evidenciam que, sob a perspectiva freiriana, o potencial inclusivo e formativo das experiências produzidas no Laefa/Cefd/Ufes se constitui no entrelaçamento entre diálogo, problematização e implicação social. A partir de experiências formativas de situações na extensão, ensino e pesquisa, emergiu a práxis libertadora, possibilitando a escuta sensível, a criticidade e o compromisso ético com a dignidade humana. O projeto transcende a dimensão técnica da prática e reafirma a educação como espaço de resistência, diálogo e transformação social.
Palavras-chave: Educação Física; extensão; formação; inclusão.