Respostas cardiorrespiratórias e perceptuais de uma sessão de treinamento intervalado de alta intensidade com resistência elástica em mulheres de 55 a 64 anos

Nome: WALDIR ZANOTTI NASCIMENTO

Data de publicação: 29/09/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANA CARLETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LETÍCIA NASCIMENTO SANTOS NEVES Coorientador
LUCIANA CARLETTI Presidente
RICHARD DIEGO LEITE Examinador Interno
WALACE DAVID MONTEIRO Examinador Externo

Resumo: Introdução: O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem sido estudado como uma estratégia eficaz para aplicar em programas de treinamento visando auxiliar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e metabólicas. O HIIT apresenta efeitos semelhantes ou superiores ao treinamento contínuo de intensidade moderada. Novas propostas de HIIT, mais acessíveis, tem sido apresentada na literatura. O treinamento de endurance com resistência elástica (EL-HIIT) é uma dessas alternativas, com resultados agudos positivos na pressão arterial e glicemia em idosas. Ainda não estão estabelecidas as respostas cardiorrespiratórias e perceptuais decorrentes de uma sessão de EL-HIIT, em mulheres de meia-idade. Objetivo: descrever e comparar os efeitos agudos cardiorespiratórios e perceptuais entre as modalidades de HIIT na esteira com o EL HIIT. Métodos: 23 mulheres (59,2 ± 3,4 anos), IMC de 27,1 ± 3,6 kg.m -2 , foram submetidas a sessões de EL HIIT e HIIT de forma randomizada. Previamente às sessões foram aplicados o teste cardiopulmonar de exercício na esteira (TCPE) para a prescrição do HIIT, e o teste cardiopulmonar de exercício com resistência elástica (TCPEe) para prescrição do EL HIIT. As sessões foram prescritas 10x1 minuto na carga correspondente ao limiar ventilatório 2. Foi avaliada a percepção subjetiva de esforço (PSE) durante as sessões. Resultados: Na comparação do EL HIIT vs HIIT durante a sessão foram observados maiores valores para o EL-HIIT, na ventilação (5,7%, p= 0,07) com tamanho de efeito (TE) pequeno (d= 0,37); no consumo de oxigênio (VO 2 ) em ml.kg -1 .min -1 (4,1%, p= 0,010), com TE pequeno (d= 0,00), e no VO 2 em l.min -1 (3%, p= 0,047), com TE pequeno (d= 0,22). A frequência cardíaca (FC) média durante a sessão foi semelhante para os dois protocolos de HIIT. Em ambos os protocolos de HIIT a FC apresentou intensidade considerada vigorosa (77% FCmáx). A PSE não apresentou diferença estatística, entre as sessões de HIIT. Conclusão: Os resultados demonstram que o EL-HIIT apresenta valores maiores para os marcadores de intensidade do exercício, comparado ao HIIT, quando aplicado em mulheres de meia idade. Ambos os protocolos apresentam características de HIIT, considerando as respostas fisiológicas.

Palavras-chave: Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Mulheres; Frequência Cardíaca; Consumo Máximo de Oxigênio; Percepção Subjetiva de Esforço.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910