Desenvolvimento Profissional e Formação Continuada em Educação Física: uma imersão na vida de professor

Nome: GIULLIANA VEIGA POLATI

Data de publicação: 26/09/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA Examinador Interno
TARCÍSIO MAURO VAGO Examinador Externo
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Presidente

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as reflexões de docentes participantes da pesquisa acerca da formação continuada, compreendida como parte integrante do desenvolvimento profissional docente. O estudo valoriza aspectos epistemológicos que atravessam os processos formativos, concebendo a formação como um movimento contínuo, permanente e articulado à formação inicial. A investigação centra-se nas trajetórias formativas de cinco professores (as) de Educação Física, discentes e egressos do Mestrado Profissional do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), buscando compreender como mobilizam os conhecimentos construídos em suas práticas pedagógicas e quais sentidos atribuem à formação continuada como espaço de articulação entre as dimensões pessoal e profissional. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e fundamentou-se nas narrativas das histórias de vida, com base nos aportes de Josso (2004, 2006). Os dados foram gerados por meio de entrevistas narrativas orientadas por roteiros geradores. O referencial teórico ancora-se nas contribuições de autores como Garcia (1999, 2009), Nóvoa (1995, 2001), Gatti (2010), Imbernón (2011), Cunha (2013), Day (1999), Formosinho (2009), Schön (2000), que discutem o desenvolvimento profissional docente e a construção da identidade ao longo da carreira. A análise compreensivo-interpretativa, inspirada em Souza (2006, 2014), permitiu compreender o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre as experiências docentes. Os resultados indicam que a formação ocorre em tempos e espaços diversos — formais e informais, individuais e coletivos — envolvendo iniciativas autônomas de estudo, colaboração entre pares e participação em projetos coletivos. As experiências formativas revelam-se atravessadas por motivações que conferem sentido à formação na vida docente, promovendo transformações, ressignificações e a construção de saberes, em oposição a modelos rígidos e descontextualizados da realidade profissional.

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente; Formação Continuada; Educação Física.

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