O Curso de Bacharelado em Educação Física da UFES e sua relação com o conceito de Formação Pedagógica
Nome: ALVIMAR JORGE GUEDES
Data de publicação: 12/09/2025
Banca:
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Papel |
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BRUNO VASCONCELLOS SILVA | Examinador Externo |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Examinador Externo |
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO | Presidente |
Resumo: Nossa pesquisa busca entender como o corpo docente do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) compreende a formação pedagógica e como ela é materializada no cotidiano da sala de aula. Escolhemos uma abordagem qualitativa pelo seu caráter subjetivo, pelo seu viés exploratório e pela espontaneidade que esse tipo de vertente confere à pesquisa. Além disso, as possibilidades de elaboração de conceitos a partir de fatos, ideias ou opiniões associadas ao problema da pesquisa e o entendimento interpretativo fazem do modo qualitativo o caminho mais adequado para a captura empírica do objeto do nosso trabalho. Utilizamos também como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois entendemos que, com o estabelecimento de uma relação dialógica entre o sujeito entrevistador e o entrevistado, os questionamentos dariam frutos a novas conjecturas surgidas a partir das respostas dos colaboradores da pesquisa, no total de dez, sendo seis professores e quatro professoras. No que se refere à justificativa, percebemos que existe uma necessidade de entender o Bacharelado enquanto proposta de formação diferenciada que vai ao encontro da discussão e do debate acerca do que se propõe como currículo e o que se chama de Formação Pedagógica no curso. Nas considerações finais, ousamos destacar que existe um entendimento diversificado acerca do tema. Se por um lado, a formação pedagógica é vista como um conjunto de ferramentas do qual os docentes se apropriam para potencializar a prática de ensino, por outro, encontramos professores e professoras que conferem ao assunto um viés epistemológico quando, respaldados na bibliografia da área e das Ciências Humanas, criam a possibilidade de conduzir os estudantes a um momento de reflexão que viabiliza o debate e a discussão com vistas à construção de uma visão mais crítica acerca do curso e sua representação no contexto social. O fato é que a formação pedagógica percorre as disciplinas e se materializa às vezes de forma limitada e reduzida, mas também como uma ferramenta dinâmica, ativa e potencializadora do debate crítico enquanto instrumento formador e de formação, de modo que ela não seja tratada como um simples complemento ou algo secundário, mas como uma ferramenta capaz de romper com a ideia de que ensinar é apenas transmitir técnica ou conteúdo.
Palavras-chave: Formação Pedagógica; Currículo; Bacharelado em Educação Física.