As práticas esportivas em projeto de caráter social: representações sociais de crianças, adolescentes e professores (a)
Nome: GABRIEL MAROQUIO ZANDOMENIGHE DA SILVA
Data de publicação: 12/06/2025
Banca:
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Papel |
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ANDRE DA SILVA MELLO | Presidente |
GIULIANO GOMES DE ASSIS PIMENTEL | Examinador Externo |
RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as representações sociais de crianças, adolescentes e docentes que frequentam o projeto social intitulado Associação Capixaba de Apoio à Cultura, Educação e Esporte, localizado no município de Serra/ES. Os objetivos centrais do estudo são identificar e analisar as representações sociais de crianças, adolescentes e docentes sobre o projeto social esportivo do qual participam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-interpretativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com foco no núcleo central dessas representações. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro crianças, quatro adolescentes e dois professores de cada unidade onde o projeto é desenvolvido, resultando em um total de 30 participantes. No processo de análise, os dados produzidos foram submetidos ao software Iramuteq, que gerou nuvens de palavras. Essa ferramenta do software ajudou a identificar o núcleo central das representações sociais dos participantes e, em articulação com a Análise de Conteúdo, a compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao projeto do qual participam. Os dados produzidos com as crianças sinalizam a importância de aprender as diferentes modalidades esportiva e a valorização das relações interpessoais entre elas e os docentes para a manutenção do vínculo com o projeto. Os adolescentes, por sua vez, desejam progredir na trajetória esportiva e também se preocupam com a saúde. Já os professores valorizam perspectivas inclusivas e emancipatórias na relação com as práticas esportivas, contudo, não operam com referenciais teórico-metodológicos para o alcance desses objetivos. Verificam-se diferentes sentidos atribuídos ao projeto e que este atende parcialmente aos desejos e às representações de seus participantes. Diante dos resultados, concluímos que o projeto precisa, permanentemente, rever os seus objetivos e estratégias metodológicas para que esteja em sintonia com os desejos, as aspirações e as necessidades de seus participantes, superando, dessa forma, abordagens externamente orientadas.
Palavras-chave: Representações Sociais; Projetos Sociais; Esporte.