As emoções entram em jogo na aprendizagem da docência em Educação Física

Nome: MAURO SERGIO DA SILVA

Data de publicação: 13/06/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO MORENO DOÑA Examinador Externo
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Presidente
IVAN MARCELO GOMES Examinador Interno
LUCIO MARTÍNEZ ÁLVAREZ Coorientador
MARIANA ZUANETI MARTINS Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esta tese teve como objetivo geral refletir sobre o papel da emoção na constituição docente a partir das experiências iniciais como professor/a de Educação Física em escolas. Investigou o “lugar” da emoção na docência em Educação Física vivida a partir da Programa Residência Pedagógica edição 2022-2024. Parte do pressuposto de que as emoções influenciam na intervenção pedagógica, na forma como os professores relacionam-se com o ambiente, com os estudantes e, consequentemente, na construção da identidade profissional. Foi desenvolvida uma pesquisa de viés qualitativo. A produção dos dados ocorreu em colaboração com os professores-residentes a partir dos relatos realizados nas reuniões de formação que totalizaram dez encontros presenciais. Também foram construídos relatos na plataforma Google Classroom e ao final uma entrevista semiestruturada. Ao longo de dezoito meses os estudantes imergiram na rotina docente e participaram de encontros de formação para compartilhamento e reflexão sobre o vivido nas escolas. A tese foi organizada em cinco capítulos. O primeiro, "Aproximação com o campo de estudo", detalha a metodologia e a relação estabelecida com os colaboradores, especialmente os residentes, e a organização das categorias de análise. O segundo capítulo, "Emoções e aprendizagem da docência", apresenta conceitos teóricos sobre emoções e sua relevância para a análise dos dados, ressaltando a Teoria Motivacional das Emoções de Scarantino (2014) como ponto de partida para as análises. O terceiro, "Aproximação com a docência e as emoções", explora as emoções dos futuros professores antes e durante as experiências de imersão escolar, ressaltando a importância de problematizá-las na formação inicial. O quarto capítulo, "Docência em movimento", aborda a formação inicial, a influência dos objetivos e valores profissionais na vida escolar, a percepção da imagem e a construção de significados para a atuação docente. Por fim, o quinto capítulo, "Quando o jogo das emoções começa é melhor jogar juntos", discute a importância das parcerias e do acolhimento no enfrentamento das emoções iniciais da carreira docente e o processo de construção da identidade docente. Os resultados da investigação demonstram que: as emoções desempenham um papel importante na motivação e no comportamento dos professores, influenciando a aprendizagem da docência e a produção de significados para essa; há relevância em problematizar as emoções ao longo das experiências docentes durante a formação inicial, auxiliando os futuros professores a desenvolverem uma melhor compreensão de si, do trabalho docente e do contexto de intervenção; as emoções na intervenção pedagógica em Educação Física influenciam a maneira como professores e professoras percebem-se, sentem e reagem aos eventos da aula; existe a necessidade de incorporar o debate sobre as emoções como uma dimensão relevante nos processos de formação de professores.

Palavras-chave: Emoções; Aprendizagem da docência; Intervenção pedagógica.

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