Os efeitos de Projetos Esportivos de Caráter Social (PECS) sobre o comportamento pró-social de crianças e adolescentes
Nome: BRUNO MALIAS MENDES
Data de publicação: 23/12/2024
Banca:
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Papel |
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LEONARDO JOSÉ MATARUNA DOS SANTOS | Examinador Externo |
MAURICIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
OTAVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA | Presidente |
Resumo: O esporte contemporâneo é utilizado como uma ferramenta pedagógica na educação em valores e parte do pressuposto de que há uma possibilidade do desenvolvimento da moral a partir do seu ensino, justificando a sua inserção em projetos esportivos de caráter social – PECS. A consolidação de PECS no Brasil é um fenômeno recente, potencializado por marcos legais que garantem a sustentabilidade financeira dessas ações, geralmente promovidas por entidades do terceiro setor ou por agentes públicos. PECS são empreendimentos de organizações da sociedade civil ou de órgãos públicos, não específicas da assistência social, que tem na oferta de uma ou mais modalidades esportivas a principal estratégia de ação cujo objetivo é transformar uma parcela da realidade, diminuindo ou eliminando um déficit, ou solucionando um problema social. Apesar do discurso e do uso do esporte no ensino de valores em PECS, revisões de literatura demonstram que há pouca avaliação sobre os resultados e impactos sociais. Este estudo percorreu o caminho do esporte educacional institucionalizado pelo Estado, na perspectiva da educação não formal, praticado em PECS. Acreditamos no esporte como uma meta linguagem axiológica, pois há a compreensão da produção de diversos significados gerados pela prática esportiva para diferentes públicos. Propomos investigar os efeitos do PECS, Escola de Craques, localizado no bairro de Carapina Grande, no municipio da Serra – ES, priorizando a investigação sobre os efeitos de sua vivência no comportamento pró-social de seus participantes. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa por empregar a quantificação nas modalidades de coleta de informação e tratamento dos dados, mediante procedimentos estatísticos. Para coletar informações objetivando desvendar os efeitos de projetos esportivos com caráter social, numa dimensão atitudinal utilizaremos o instrumento de avaliação do comportamento pró-social denominado “Prosocial Behaviour Questionnaire” – PBQ (Weir; Duveen, 1981) traduzido e adaptado por Rosa (2016), Nossa hipótese é que PEC promovem a educação em valores por meio do esporte intencionado à mudança para melhor ou manutenção do comportamento pró social dos atendidos. Os dados demonstram evidências que os alunos melhoraram seu comportamento pró-social após 8 meses de participação no PECS, Escola de Craques. Entretanto para o grupo de 7 à 10 anos a melhora não foi significativa. Para grupo de 11 à 14 anos a melhora foi significativa. Portanto, compreendemos o poder educativo do esporte e percebemos a necessidade de planejar, executar e avaliar os conteúdos pedagógicos ofertados no PECS, Escola de Craques, sobre os efeitos sociais do esporte para a vida dessas crianças e adolescentes de forma mais eficaz.
Palavras-chave: esporte; valores; PECS.