Relações semióticas entre Educação Física e obras de artes na mediação pedagógica com a Educação Infantil

Nome: MICHELLE CRISTINA DUARTE GOMES

Data de publicação: 27/09/2024
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Presidente
MÁRCIA BUSS-SIMÃO Examinador Externo
VICTOR REIS MAZZEI Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a articulação entre a Educação Física (EF) e as obras de artes clássicas nas mediações pedagógicas com a Educação Infantil (EI), em uma dimensão fenomenológica da terceiridade (TER), ancorada na semiótica. Embora as diferentes linguagens sejam potenciais educativos reconhecidos no âmbito legal e pedagógico, como também na produção acadêmico-científica da área, a maneira como a Educação Física articula-se com as artes clássicas na Educação Infantil ainda carece de maior compreensão e de aprofundamento. O objetivo da dissertação é analisar as possibilidades e os desafios para a articulação entre a Educação Física e as obras de artes clássicas em uma dimensão Semiótica de terceiridade, nas mediações pedagógicas com a Educação Infantil. Desse objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar, nas produções acadêmicas do PPGEF da Ufes, as categorias de experiências Semióticas nas mediações pedagógicas da EF com as múltiplas linguagens na EI; b) fomentar e analisar, por meio da Pesquisa Ação-Colaborativa (PAC), mediações pedagógicas com a EI que articulem a EF às obras de artes clássicas em uma dimensão Semiótica de terceiridade, que favoreçam a produção cultural das crianças; c) analisar o impacto da experiência pedagógica vivenciada na formação continuada dos docentes envolvidos. A pesquisa qualitativa combina duas metodologias: a Pesquisa Bibliográfica com a Pesquisa-Ação Colaborativa. A busca bibliográfica se deu no repositório de dissertações e de teses do PPGEF da Ufes, para produzir um “Estado do Conhecimento” sobre as interações das linguagens com a EF nas mediações pedagógicas na EI. Por meio da análise de conteúdo, identificamos 17 produções acadêmico-científicas que apresentam mediações pedagógicas da EF com a EI, destacando duas categorias: tipos de linguagens mobilizadas nas práticas pedagógicas da EF e experiências semióticas nas mediações pedagógicas EF com a EI. A partir dessa exploração, subcategorizamos os tipos de linguagens identificadas em: faz de conta; literatura infantil e contação de história; audiovisual; dramatização e apresentação cultural; modelagem; música; dança; pintura; desenho. As experiências semióticas foram subcategorizadas em: primeiridade, secundidade e terceiridade. Já a Pesquisa-Ação foi realizada no CMEI Maria Nazareth Menegueli, da Rede Municipal de Vitória/ES (PMV), com acompanhamento das aulas de EF no Grupo 6, entre os meses de setembro e dezembro de 2023. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 21 crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, juntamente com a Professora de Educação Física da instituição, que foi a nossa colaboradora nos planejamentos e nas mediações pedagógicas, assim como a equipe pedagógica do CMEI. Após o desenvolvimento da PAC, realizamos uma entrevista narrativa com a professora-colaboradora (PC), na intenção de compreender o impacto da experiência vivenciada sobre a sua trajetória profissional e pessoal, pois, no processo de pesquisa, houve a ressignificação de sua prática pedagógica. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Semiótica (Santaella, 1983; 2004; 2008), da Sociologia da Infância (Sarmento, 2008; 2013), sobretudo, na perspectiva interpretativa (Corsaro, 2005; 2009), e dos pressupostos dos Estudos com o Cotidiano (Certeau, 2014) e categorizados segundo as temáticas do Projeto Institucional do CMEI: A vida feito palavra que liberta e produz amorosidade, Afirmamos nossos ninhos e quintais pelas florestas, plantas e bichos e Afirmamos nossos ninhos e quintais pelos povos originários. Nessa conjuntura, intentamos e cativamos, levando-se em consideração que os objetivos da PAC são a transformação da realidade investigada e a produção de conhecimento, que a realização da pesquisa contribuísse para a ressignificação das práticas pedagógicas, aproximando o prescrito com o vivido na mediação das múltiplas linguagens relacionadas às artes clássicas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Física; Educação Infantil; Mediação pedagógica; Semiótica; Artes clássicas.

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