MAIS EDUCAÇÃO NO SEGUNDO TEMPO: as dimensões axiológicas do esporte escolar na formação integral

Nome: THAISE RAMOS VARNIER ANTUNES

Data de publicação: 15/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Examinador Interno
DOIARA SILVA DOS SANTOS Examinador Externo
JAQUELINE MOLL Examinador Externo
MARIANA ZUANETI MARTINS Examinador Interno
OTAVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA Presidente

Resumo: A promoção da educação integral, em tempo integral, com foco na infância e na juventude tornou-se uma tendência perceptível desde as últimas décadas do século XX prolongando-se pelo nosso século. Na literatura acadêmica do campo da Educação Física encontramos um denso discurso sobre o papel do esporte no desenvolvimento integral daqueles que o praticam. Por outro lado, pouco se tem produzido sobre a formação integral tendo o esporte como pano de fundo, principalmente sob o ponto de vista dos significados atribuídos pelos sujeitos. O objetivo desse estudo é compreender os efeitos da apropriação do discurso axiológico de formação integral por meio do esporte nas aulas de educação física escolar e nas atividades esportivas extracurriculares a partir dos sentidos e significados atribuídos pelos estudantes egressos de uma escola pública de tempo integral do Município de Vila Velha/ES. Tem como referencial metodológico o caráter exploratório, documental e a concepção qualitativa de desenho fenomenológico orientada pelos estudos de Sampieri, Collado e Lucio, (2014). Concluímos que as dimensões axiológicas da formação integral por meio do esporte atribuídas pelos estudantes egressos possuem princípios capazes de gerar efeitos na vida dos participantes. No entanto, constatamos que esse processo, de forma dinâmica, poderá sofrer impactos de caráter interno (sentidos e significados dos participantes) e externos (dinâmicas das aulas e ação docente). Neste contexto, destacam-se ‘saúde e qualidade de vida’, ‘experiência e competição’, ‘valores e virtudes’ e, ‘socialização e capital social’.

Palavras-chave: Esporte; Formação Integral; Educação Integral; Educação Física.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910