Infâncias “prolongadas”: A Educação Física e o desenvolvimento de jovens no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - um resgate da formação integral

Nome: BIANCA BISSOLI LUCAS

Data de publicação: 26/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÓNIO CAMILO TELES NASCIMENTO CUNHA Presidente
CUSTÓDIA ALEXANDRA ALMEIDA MARTINS Examinador Externo
EVANDRO SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA Examinador Externo
LUIZ ALEXANDRE OXLEY DA ROCHA Examinador Externo
MARIA LUÍSA BARATA DA ROCHA GAGLIARDINI GRAÇA ÁVILA DA COSTA Examinador Externo

Páginas

Resumo: O Programa Nacional de Integração a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), foi formalizado pelo Decreto n.o 5.478/2005 e posteriormente, alterado pelo Decreto n.o 5.849/2006. A oferta do PROEJA passou a ser obrigatória nas Instituições Federais de Educação, e ampliou a possibilidade da Educação de Jovens e Adultos. Neste contexto, emerge a presente pesquisa, cujo objetivo principal é compreender como se caracteriza a práxis do componente curricular Educação Física, ofertada no PROEJA em um campus do Instituto Federal de Educação. Este estudo, caracteriza-se como uma pesquisa de enfoque qualitativo, de natureza etnográfica, partindo da observação e do contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, utilizando-se de técnicas que envolveram observações diretas, registros de diário de campo, entrevistas, aplicação de questionários e análise de documentos institucionais. Os resultados da pesquisa apontam que: a) o PROEJA no Instituto pesquisado vive questões marcadas pela discriminação sofrida pelos jovens e adultos que retornam ao estudo, opondo-se à concomitante busca e defesa de uma educação que contribua com o resgate da dignidade; b) revelaram tensões existentes entre os professores de Educação Física, e os Coordenadores pertencentes ao projeto de formação do PROEJA, o que nos indica que as relações com a comunidade escolar, constitui-se num espaço de relações onde o poder e o prestígio exercem influência no desenvolvimento do currículo; c) os dados quantitativos apontaram para uma experiência positiva dos estudantes com a Educação Física, que se iniciou na experiência escolar anterior, e que resultou em aprendizagens coincidentes nas diferentes vivências escolares, centradas principalmente na prática desportiva, preservação da saúde, e outros desmembramentos, como o trabalho em equipe; d) predominância de docentes que concluíram seu curso de graduação, antes da década de 1990, ou seja, uma formação de caráter instrumental e biológico, centrada nas práticas desportivas, corpo forte e saudável e no desenvolvimento da aptidão física; e) A formação docente vem impactando na prática da Educação Física, na formação dos sujeitos e na permanência da oferta da disciplina no PROEJA, uma vez, que a prática tecnicista, não é compatível com o objetivo de formação integral e emancipadora do PROEJA; f) parece ser necessária, a redefinição da função social e legitimação da Educação Física, e o compromisso deste componente em disseminar os seus diversos conhecimentos, a partir das ações educativas, ligadas ao projeto do PROEJA, com a presença de um tratamento didático, no sentido de contribuir com a formação integral de sujeitos críticos e autônomos, conforme objetivos da modalidade; g) a não adesão, e até mesmo um desconhecimento dos professores de Educação Física, com as propostas educacionais existentes; h) a não materialização da educação integral nas práticas pedagógicas. Esta pesquisa evidenciou vários desafios a serem vencidos para consolidação pedagógica da Educação Física no PROEJA. Desta forma, entendemos que o protagonismo e a responsabilidade docente, passa a ter uma relevância fundamental, para a identidade e legitimidade pedagógica deste componente curricular neste contexto educacional.

Palavras-chave: Educação Física; PROEJA; Prática Pedagógica; Educação Integral.

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