Dimensões de renovação da Educação Física no Uruguai: uma escrita realizada com docentes do campo
Nome: AMANDA FURLAM SAMPAIO
Data de publicação: 25/05/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CECILIA SERÉ QUINTERO | Examinador Externo |
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA | Presidente |
IVAN MARCELO GOMES | Examinador Interno |
RAUMAR RODRÍGUES GIMÉNEZ | Coorientador |
Resumo: Este trabalho propõe uma análise e uma interpretação dos processos de crítica e renovação do campo da Educação Física no Uruguai. Para chegar às nossas fontes de informação, procuramos primeiro conhecer o campo no Uruguai através de textos que caracterizam o cenário da Educação Física naquele país. A pesquisa foi realizada através de seis entrevistas com diferentes pessoas que foram alunos e depois professores do Instituto Superior de Educación Física, único local responsável pela formação de maestros e professores que trabalharam com a Educação Física durante o século XX, chegando aos dias atuais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, abordagem bibliográfica. As entrevistas nos permitiram conhecer e compreender como foi a tradição da Educação Física nestes país, o processo de formação desses professores; após entender isto, a dissertação propõe evidenciar as principais mudanças que os seis entrevistados demonstram para compreender a renovação as principais referências teóricas que chegam ao campo, às principais perspectivas metodológicas, a concepção de corpo e de Educação Física, suas concepções ideológicas e políticas que representam um fragmento da Educação Física no Uruguai. Esperamos, com esse trabalho, ampliar os conhecimentos a respeito da temática neste país; oferecer importantes e novos dados e contribuir com o processo de busca de uma compreensão da tradição crítica da Educação Física na América do Sul.