A Educação Física nos exames estandardizados nacionais: uma análise de sua inserção no ensino médio em contexto americano e europeu

Nome: PABLO MATTOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador
MARCIEL BARCELOS LANO Examinador Externo
RONILDO STIEG Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta dissertação foi mapear e analisar os exames estandardizados em nível nacional e aqueles que contemplam a Educação Física como um conteúdo avaliado no âmbito dos países da América e da Europa, realizados pelos alunos do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, que se fundamenta na análise crítico-documental. O primeiro capítulo corresponde à parte introdutória da dissertação e se volta para a relação do objeto de estudo e a articulação com o percurso do pesquisador no grupo Proteoria. No segundo capítulo, ao mapear a América (35) e a Europa (53), encontramos um total de 88 países. Desse total, observamos que 38 elaboram exames estandardizados em nível nacional, de maneira que existem os exames que apresentam a mesma nomenclatura aplicados em mais de um país. Desses 38 países, 22 possuem exames estandardizados distribuídos da seguinte maneira: 11 no continente americano e 11 no continente europeu. No terceiro capítulo, as áreas do conhecimento avaliado recorrentes nos exames, encontram-se da seguinte forma: a Matemática está presente no EGREMS, Enem, PAA, PSU, EXANI II e AbiturPrüfung; as Ciências Sociais nos EGREMS e PSU; as Ciências nos EGREMS e no PSU; e a Leitura nos PAA e EXANI II. As disciplinas recorrentes estão assim estabelecidas: Língua Vernácula e Matemática (Enem, PSU, AbiturPrüfung e PAA); Biologia, História e Química (Enem, PSU e o AbiturPrüfung); Línguas estrangeiras (Enem, PSU e PAA); Física e Sociologia (Enem e PSU); Literatura e Educação Física (Enem e AbiturPrüfung). No quarto capítulo, a Educação Física, como um componente curricular avaliado, apresenta-se tanto na forma obrigatória (CSEC, Enem, BAC, ESC, VWO e GCSE) como na optativa (AbiturPrüfung, POB e HAVO) nos exames estandardizados. Foram identificadas duas formas de pensar a Educação Física: em uma perspectiva referente à saúde (CSEC, AbiturPrüfung, POB, HAVO e/ou VWO); e a Educação Física com a ideia de interdisciplinaridade, seja na área social (BAC), seja de linguagens (Enem). Constatou-se com o estudo a necessidade de se aprofundar os estudos sobre a temática relacionada com os exames estandardizados a partir de trabalhos comparados. Esta pesquisa, buscou contribuir para que novas investigações sejam realizadas, pois, de acordo com a compreensão do objeto estudado, há muito para ser evidenciado.

Palavras-chave: Exames estandardizados; Educação Física; América; Europa.

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