As práticas de escrita na formação continuada com professores de Educação Física na Educação Infantil

Nome: ALEXANDRE FREITAS MARCHIORI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/05/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ DA SILVA MELLO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Examinador Interno
ANDRÉ DA SILVA MELLO Orientador
MARIA ANGELA BORGES SALVADORI Examinador Externo
MARIA CECÍLIA DA SILVA CAMARGO Examinador Externo
VALDETE CÔCO Examinador Externo

Páginas

Resumo: A presente tese analisa o conjunto das práticas de escrita na formação continuada com professores de Educação Física no cenário da pós-graduação da área e na rede municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. Essa formação corresponde a um projeto de extensão universitária realizado em 2019 (PROEX/UFES n. 626). Trata-se de uma parceria entre universidade, representada pelos participantes do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), e a Secretaria de Educação (SEME) da rede municipal de Vitória. A pesquisa exigiu uma combinação metodológica em que a Pesquisa-ação Colaborativa foi mobilizada para subsidiar o desenvolvimento do estudo. No primeiro capítulo, empregou-se a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento para analisar a produção acadêmica relacionada às dimensões da escrita na formação continuada de Educação Física na Educação Infantil. Já no segundo capítulo, analisaram-se as produções textuais de 31 professores sobre as práticas de escrita docentes. Em relação ao terceiro capítulo, operou-se com os dados produzidos durante a execução da pesquisa colaborativa a partir dos registros nos fóruns de discussão (aplicativo WhatsApp), dos diferentes momentos da formação continuada (encontro inaugural, atividades na plataforma VixEduca, discussão por grupo de trabalho temático, seminário de práticas e escrita do material didático-pedagógico) e do diário de campo. Para o quarto capítulo, adotou-se a pesquisa documental para analisar o produto final da formação continuada. Os participantes do estudo correspondem a 38 profissionais da educação (professores de Educação Física e Artes, pedagogos, professores regentes, assistentes de educação infantil, diretores, estagiários) participantes do processo de formação continuada e 14 representantes da universidade. O aporte teórico fundamenta-se em Michel de Certeau e Mikhail Bakhtin. Dentre os resultados, destaca-se que as práticas de escrita na formação continuada de professores ainda carecem de investigação no campo da Educação Física, pois essa ação possui pouca representatividade nas pesquisas encontradas. O ato de escrever não envolve só o querer pessoal, mas requer condições e os processos necessários para se possibilitar a escrita reflexiva. Considera-se a extensão universitária como uma rica oportunidade para estabelecer políticas públicas de valorização docente e retorno à sociedade pelo investimento na educação, reforça-se seu caráter formativo e de produção de conhecimento. Evidencia-se a pertinência da Pesquisa-ação, tendo em vista a produção de conhecimento que aproxima o campo acadêmico dos cotidianos da Educação Infantil. No material didático-pedagógico, os professores compartilharam suas práticas e conhecimentos, reconhecidos nas suas artes de fazer. A tese de que o processo de formação continuada mediado pela escrita como percurso formativo é uma condição de o professor ocupar um espaço de produtor de conhecimento, caracterizando-se como uma prática política e emancipatória, mostra-se profícua.

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física. Educação Infantil. Escrita Docente.

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