A \"Dança Afro-Brasileira Cênica\": experiências pedagógicas em projeto de contraturno escolar

Nome: DARLENE FABRI FERREIRA ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/04/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador
IVAN MARCELO GOMES Examinador Interno
LUCIANA VENÂNCIO Examinador Externo

Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender as relações com o saber no processo de ensino e aprendizagem da “Dança Afro-Brasileira Cênica” (DABC) através da prática pedagógica de uma professora de Educação Física em um projeto de dança no contraturno de uma escola pública municipal de Vitória/ES. Como objetivos específicos elencamos: compreender a relação da professora e de alunos/as com a dança e a DABC; analisar as concepções de Educação Física e dança, como também de temas que surgiam no cotidiano das aulas; entender como a instituição enxerga o projeto, o trabalho e os temas afro-brasileiros desenvolvidos. A escolha metodológica foi por um estudo de caso que nos direcionou para uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo com intuito de delinear a prática pedagógica e compreender as relações dos sujeitos com o saber naquele contexto. Para alcançar nossos objetivos, os estudos de Charlot (2000) sobre a Relação com o Saber colaboram na discussão bem como autores/as da Educação Física cujas pesquisas aproximam essa teoria da área. Consideramos a DABC como elemento integrante das questões étnico-raciais e a Educação Física, que por meio da linguagem corporal pode promover tais discussões através desse conteúdo. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram observação das aulas do projeto, entrevistas semiestruturadas com a professora e integrantes da equipe pedagógica, entrevista coletiva com semelhanças ao grupo focal com aluno/as. Os dados produzidos foram apreciados pelo método de análise de conteúdos e divididos em eixos com vistas a alcançar nossos objetivos. Os resultados demonstram relações diversas com a dança e a DABC e destacam a dimensão relacional com saber. O conteúdo é tratado como conhecimento e a apreensão corpórea evidenciada. Há existência de contrapontos e representações que necessitam de reflexões para evitar a formação ou manutenção de estereótipos em relação a cultura e população negra. Os sujeitos demonstram familiaridade com a DABC, o que percebemos como promoção de uma educação antirracista.

Palavras-chave: Dança afro; Educação Física; prática pedagógica; saber.

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