Educação Física Escolar: uma análise comparada nas Bases Nacionais Curriculares do Brasil e do Chile

Nome: RAFAEL ALMEIDA BARCELOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO MORENO DOÑA Coorientador
BASTIAN IGNACIO CARTER THUILLIER Examinador Externo
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA Orientador
IVAN MARCELO GOMES Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação teve o intuito de conhecer a tradição de pensamento na área da Educação Física chilena comparando os documentos oficiais que norteiam a educação escolar do Brasil e do Chile. A partir do conhecimento, colaboramos para construção da compreensão do fenômeno Educação Física na América Latina, tendo em vista que esta pesquisa está inserida no contexto de uma investigação mais ampla que tem por objetivo compreender experiências de crítica e renovação da Educação Física (EF) em países latino-americanos. Aliado a isso, tivemos o propósito de aprender com os países próximos que possuem semelhanças geográficas, sociais, históricas e políticas para contribuir com o campo de estudos comparados em países que compõem a América Latina. A pesquisa nos deu a oportunidade de (re) pensar a área da Educação Física escolar brasileira a partir do Chile e vice-versa. Além disso, o trabalho criou caminhos para juntos colaborarmos com a construção de uma Educação Física que atenda as particularidades dos países latino-americanos. Diante disso, realizamos uma pesquisa documental qualitativa inspirada nos estudos comparados analisando as Bases Nacionais Curriculares que tratam do Ensino Básico e Médio do Brasil e do Chile. Assim, para realizar esse exercício, fizemos uma breve contextualização histórica das Bases Nacionais, descrevemos os documentos de cada país, selecionamos alguns aspectos para serem analisados e comparados, a saber: as Leis específicas que regem os Sistemas Educacionais, os conceitos, os princípios, os propósitos, as ênfases, as abordagens, os conteúdos, as habilidades, as competências, em suma, a prática prescrita nos currículos brasileiro e chileno definidos, previamente, nas Bases Curriculares. Traçamos algumas críticas dialogando com outros estudos da área da Educação Física escolar relacionada às Bases Nacionais Curriculares do Brasil e do Chile para ampliar e situar nosso estudo comparado no contexto educacional da América Latina. Nas considerações finais, verificamos que regras prescritas nas Bases Nacionais vão de encontro à formação integral do estudante estando previstas nos documentos e necessitam de uma análise crítica, além disso, observamos também a existência de uma tensão nos documentos para atender as Leis Gerais da Educação, os interesses políticos e econômicos dos Governantes e dos tratados internacionais, bem como atualizar, reorientar e enriquecer os currículos escolares ajustando-os as mudanças de conhecimento e atender as exigências da sociedade.

Palavras chaves: Bases Curriculares, Estudos Comparados e Educação Física.

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