O ensino da avaliação na formação de professores de educação física: um diálogo entre a Ufes/Brasil, Cesmag/Colômbia e Udelar/Uruguai

Nome: MATHEUS LIMA FROSSARD
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Examinador Interno
ANTÔNIO JORGE SUZART ARGÔLO Examinador Interno
DIEGO LUZ MOURA Examinador Externo
FELIPE FERREIRA BARROS CARNEIRO Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Resumo: Essa tese tem como objetivo compreender o modo como a temática avaliação educacional tem sido prescrita, ensinada e praticada por professores que atuam nos cursos de formação em Educação Física da Ufes/Brasil, Cesmag/Colômbia e Udelar/Uruguai. Utilizamos o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), no processo de análise das fontes, buscando explicar o fenômeno micro a partir das relações macrossociais e, o macro, pelos aspectos micro inerentes à cultura praticada pelos homens na história. Do mesmo modo, fundamentamos nosso olhar pela crítica documental de Bloch (2001), entendendo as prescrições propostas pelos governos, cursos e professores como fontes privilegiadas para compreender as políticas, concepções e propostas de avaliação. Utilizamos como fonte, os currículos prescritos (SACRISTÁN, 2000) dos cursos (projeto político do curso, organização curricular, plano de disciplina), os documentos governamentais e um questionário com as opiniões dos professores. Os documentos nos ajudaram a analisar as intencionalidades propostas em cada projeto de formação e o modo como os cursos de formação inicial de professores de Educação Física na Ufes/Brasil, Udelar/Uruguai e Cesmag/Colômbia fornecem condições ao estudante constituir sua profissionalidade docente (NÓVOA, 2017). A tese possui três eixos de análise, intrinsecamente relacionados: 1) a produção do conhecimento em periódicos sobre avaliação na formação de professores, evidenciando por meio dos indícios (GINZBURG, 1989) a estrutura, evolução e conexões da comunidade científica que estuda o tema; 2) as prescrições sobre a prática avaliativa dos professores presente nos planos de todas as disciplina dos cursos de formação da Ufes, Cesmag e Udelar; 3) compara as prescrições sobre o que é ensinado sobre avaliação na formação de professores de Educação Física em cada instituição, com o que os professores compreendem como importante de ser abordado no curso. Com base nos principais achados, a tese confirma a hipótese de que o ensino da avaliação é definido pelos projetos de formação, as concepções de Educação Física, conteúdos de ensino e práticas avaliativas. Entretanto, essa não é uma relação de igualdade, mas são complementares. Assim, as políticas governamentais e direcionamentos institucionais influenciam na concepção de avaliação e seu ensino, assim como, em sua ausência, é a concepção de Educação Física do professor e suas práticas avaliativas orientam o ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Formação de professores. Educação Física. América Latina.

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