O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO (1931-1939)

Nome: THIAGO FERRAZ WILL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/10/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OMAR SCHNEIDER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ Examinador Interno
OMAR SCHNEIDER Orientador

Resumo: Busca compreender o ensino da disciplina História da Educação Física na Escola de Educação Física do Espírito Santo. Objetiva compreender como foi ensinado História da Educação Física na década de 1930, e como os conhecimentos dessa disciplina foi aprendido pelos estudantes e materializadas em suas monografias. Como referencial teórico metodológico, utiliza os conceitos de lutas de representações (CHARTIER, 1990), estratégia e táticas (CERTEAU, 1994), faz uso da crítica documental (BLOCH, 2001). Como fontes, utilizamos os programas da disciplina História da Educação Física, os documentos do Arquivo Permanente do Cefd/Ufes e as monografias produzidas entre os anos de 1932 a 1939. O ensino de História da Educação Física é uma das disciplinas mais recorrentes nos currículos, pois se destaca como sendo a apreciação da história evolutiva da Educação Física, em contrapartida, o ensino de história da Educação Física na década de 1930 tinha uma conotação diferente, pois era por meio da história que se procurava legitimar o Método de Ginastica Francês com sendo o método ideal para as especificidades brasileiras, refletindo essa abordagem na elaboração das monografias dos estudantes, com uma reprodução de um discurso que buscava se tornar hegemônico.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910