Educação Fisica, escola e prevenção ao uso de drogas

Resumo: O uso abusivo de drogas aumenta na proporção que diminui a idade de início de uso de substâncias licitas e ilícitas, provocando conseqüências negativas no âmbito pessoal e social, sendo um quadro social que precisa ser abordado pelos diferentes campos de intervenção saúde, educação, assistência, segurança, entre outros. No âmbito da educação as ações interventivas de caráter preventivo tornam-se essenciais devendo ser implementadas o mais precocemente possível. Estudos afirmam que quanto mais cedo tiver início um programa de prevenção, menor será a chance do indivíduo se envolver com drogas no futuro. Para tanto, instala-se a necessidade de investir em programas de prevenção, sensibilização e formação de professores e líderes comunitários para uma abordagem atualizada do tema em consonância com as recentes experiências desenvolvidas em países como Espanha e Portugal e divulgadas em documentos da UNODOC. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um programa estratégico de prevenção ao uso de drogas que contemple as vulnerabilidades sociais de uma parcela da população jovem de Vitoria ES. Sensibilizar professores e alunos de uma escola piloto para participação no programa, implementar e avaliar os resultados de uma temporada de aplicação do referido programa de prevenção junto a um grupo de alunos. O produto final esperado refere-se à elaboração de um programa de Prevenção para a educação de Vitoria. O trabalho parte da combinação de pesquisa bibliográfica buscando analisar as boas práticas de prevenção publicadas nas bases de dados, adaptadas à realidade capixaba, intervenção no campo, desenvolvimento do programa de prevenção, mediante sensibilização de professores e alunos à participação, implementação e avaliação. Relacionar ação pedagógica da educação à prevenção tem por finalidade diminuir as dificuldades que permeiam as abordagens preventivas, subsidiando a intervenção pedagógica de professores e empoderando e fortalecendo o aluno na construção de habilidades sociais que contribuam para a diminuição dos índices de consumo de drogas entre uma parcela da população, contribuir para a diminuição dos índices de homicídios entre a população de usuários de drogas mais pesadas, contribuindo para mudança do quadro social atualmente estabelecido.

Data de início: 30/08/2014
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador LIANA ABRÃO ROMERA
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