A Educação Infantil:teorias e Práticas Curriculares.

Nome: KEZIA RODRIGUES NUNES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/12/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador
DENISE MEYRELLES DE JESUS Suplente Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Suplente Interno
SEBASTIÃO JOSUE VOTRE Examinador Externo

Resumo: Aborda o estudo do currículo da Educação Física na Educação Infantil ao procurar evidenciar, valorizar e ressignicar, com os sujeitos escolares, seus saberesfazeres. Tem como locus investigativo um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES que se mostru engajado com a construção coletiva de possibilidades de educação e cuidado de crianças menores de seis anos a partir da problematização do seu Projeto Político-Pedagógico. Utiliza, como instrumentos de coleta de dados, análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal, observação participante, registros fotográficos e diário de campo. Investiga os espaços de discussão coletiva, a sistematização dos documentos, as propostas e ações da instituição, bem como a compreensão do Corpo Técnico-Pedagógico (CTA) e das professoras a respeito das objetivações do currículo e das relações colaborativas de trabalho. Os achados indicam a presença da Educação Física de maneira inisterrupta na instituição, nos últimos 16 anos, embora não fossem encontrados registros dos/as professores/as ou do CTA sobre essa prática pedagógica. Também revela a existência de duas comunidades interpretativas, das professoras regentes e das professoras especialistas, devido a certa resistência em garantir espaços de discussões e ações colaborativas. Quanto à prática pedagógica da Educação Física, analisa, problematiza, investigae intervém com as professoras nas possibilidades de trabalho que valorizem os saberes da comunidade escolar. Identifica mudanças na organização metodológica da aula, na avaliação e na relação com as crianças . Enfin, propõe uma organização para o trabalho da Educação Infantil que mesmo se mantendo no formato disciplinar, procure materializar-se de forma não-disciplinar, a fim de não promover uma especialização na prática pedagógica com crianças pequenas.

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