Professores iniciantes na docência universitária: problematizações sobre os conhecimentos pedagógicos nos cursos de graduação em Educação Física

Nome: SYLVIA FERNANDA NASCIMENTO

Data de publicação: 11/04/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Resumo: A docência universitária é um campo que coloca em pauta as concepções de educação que visam à formação humana concomitante à formação profissional e tem se dedicado a discutir o exercício da docência no ensino superior a partir dos pilares de uma pedagogia universitária, dos saberes docentes e do desenvolvimento profissional. Coerentes em pensar que a docência é uma ação complexa que justifica o aprofundamento de conhecimentos pedagógicos específicos para atuar, consideramos que um professor em início de atividade docente tem em mãos o desafio de construir sua ação docente levando em consideração as dimensões pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem no magistério superior. No campo da Educação Física (EF), os estudos que se dedicam a debater a docência universitária existem, mas ainda há uma carência de investigações, principalmente quando se trata de temáticas que fomentam reflexões sobre a prática docente no magistério superior. Diante desse cenário, a questão que orienta nossa investigação gira em torno do professor em início de atividade docente que atua na graduação do curso de Educação Física e sua relação com o ensino na docência universitária. Nesse sentido, nosso objetivo centra-se em compreender como o professor em início de atividade docente mobiliza os conhecimentos pedagógicos em sua ação docente no curso de graduação em Educação Física considerando o lugar que a docência ocupa em seu trabalho no magistério superior. Essa investigação se respaldou em procedimentos metodológicos que nos permitiram tratar o campo da docência universitária pela via da pesquisa qualitativa, numa perspectiva de investigação interpretativa na intenção de dar luz ao trabalho do professor de EF neste nível de ensino. O trabalho de campo ocorreu por meio de entrevistas narrativas realizadas em dois momentos: no primeiro, visando criar um vínculo e conhecer a origem do professor, pela entrevista com história de vida; e o segundo, num diálogo mais próximo pela entrevista narrativa com sete eixos norteadores que delinearam as falas. Participaram do estudo doze (12) professores de cursos de graduação em EF que atuavam de modo presencial no magistério superior na licenciatura ou no bacharelado, de instituições de ensino superior (IES) privadas e pública, na abrangência das cidades que compõem a região metropolitana da Grande Vitória no estado do Espírito Santo. Esse grupo foi composto por professores em início de atividade docente, sendo efetivos, com regime de trabalho horistas ou com dedicação exclusiva (DE). As narrativas dos professores iniciantes na atividade docente no magistério superior nos permitiram captar que a ação docente de cada um era construída por meio da interação, da partilha de conhecimentos mobilizados por saberes que foram sendo adquiridos pelas suas experiências de formação, saberes específicos da profissão, vivências, por saberes práticos oriundos de diversas fontes e variados contextos de vida. Ensinar no magistério superior requer conhecimentos pedagógicos específicos que, agregados aos demais saberes, contribuirão para aprofundar a compreensão da docência como atividade complexa, visto que essa exige uma visão ampliada da formação profissional porque envolve a formação humana, compreendendo não somente os aspectos pedagógicos do ensino, mas também os culturais, os sociais e os éticos.

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