Projetos Esportivos de Caráter Social e Carreiras Desviantes: um estudo de caso com jovens em conflito com a lei
Nome: SCHEILA ESPINDOLA ANTUNES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 09/07/2018
Orientador:
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Papel |
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OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANDRÉ DA SILVA MELLO | Examinador Interno |
LIANA ABRÃO ROMERA | Examinador Interno |
MARCO PAULO STIGGER | Examinador Externo |
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA | Orientador |
WANDERLEY MARCHI JÚNIOR | Examinador Externo |
Resumo: Existe em torno do esporte um discurso bastante disseminado sobre suas potencialidades no trato com valores éticos e morais. Embutida nesse discurso está uma premissa que o aponta como ferramenta de elevado potencial dentro de ações sociais direcionadas a públicos e comunidades socialmente menos favorecidas. As justificações para a inserção do esporte nessas ações podem estar fundamentadas na crença em seu potencial educativo, no (suposto) poder de combate a criminalidade e/ou na crença de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais. Foi com base no debate promovido entorno desses usos sociais do esporte que delimitamos como objetivo central da tese: analisar os sentidos e significados que jovens desviantes atribuem ao esporte a partir da experiência esportiva desfrutada dentro de um projeto de caráter social, buscando inferir se tal experiência é capaz de afastar esses jovens de carreiras desviantes. A pesquisa em campo foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, qualitativo, por meio de observação direta, participação e entrevistas (semi estruturadas e não diretivas) com 04 jovens desviantes participantes de um projeto esportivo de caráter social no município de Barbacena/MG. As análises apontam que a participação no projeto esportivo não promoveu alterações perceptíveis nos modos de pensar e agir dos desviantes, tão pouco foram promovidas mudanças em seus projetos individuais. Para três dos jovens acompanhados no estudo, as práticas esportivas do projeto serviram apenas como estratégia para aliviar o tédio ocasionado pela medida socioeducativa. Assim, não é possível afirmar que a participação no projeto social tenha contribuído para distanciar esses jovens de possíveis carreiras desviantes.
Palavras-chave: Esportes; Projetos de Investimento Social; Desvio; Juventude.