EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS: diálogos a partir das práticas pedagógicas das docentes de um CMEI de Vitória
Nome: JULIA NASCIMENTO PIZZOL
Data de publicação: 26/08/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRE DA SILVA MELLO | Examinador Externo |
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO | Presidente |
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo colocou em questão e reflexão, a importância do investimento em
práticas pedagógicas educacionais relacionadas às experiências de movimentos
corporais das crianças (Andrade Filho, 2011) que precisam ser valorizadas na
Educação Infantil por considerarmos de extrema relevância pensar o corpo e o
movimento como maneira crucial em que a criança aprende e se relaciona com o
mundo a sua volta, bem como o modo como se apropria e ressignifica a cultura na
qual está inserida e assim também se faz sujeito. Teve como objetivo analisar as
possibilidades de favorecer/ oportunizar / valorizar as EMC das crianças nas práticas
pedagógicas docentes na opinião das colaboradoras da pesquisa do CMEI Darcy
Castello de Mendonça (DCM) do turno Matutino de Vitória-ES e dialogar
interpretativamente com os documentos norteadores mais recentes. Desta forma,
este estudo oportunizou, além do diálogo, espaços tempos de debate, discussões,
trocas de experiências, para que as educadoras assumam um olhar reflexivo, a fim de
otimizar a dinâmica curricular, o ambiente da Educação Infantil na qual estão inseridas
trazendo à tona possibilidades de práticas pedagógicas que contemplem e
oportunizem as experiências de movimentos corporais das crianças, que se traduzem
num elemento chave de socialização delas com o mundo a sua volta.