O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ARACRUZ/ES: olhares e
práticas dos(as) professores(as) de educação física

Nome: FRANCINI MIRANDA SOARES DEL PIERO

Data de publicação: 25/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE DA SILVA MELLO Examinador Externo
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Examinador Interno
PAULA CRISTINA DA COSTA SILVA Presidente

Resumo: O Caderno Complementar - olhares e práticas na Educação Infantil está em vigor
no município de Aracruz/ES desde 2020. Ele é fruto de uma mobilização junto aos
professores, pedagogos e diretores da Educação Infantil. Sua construção ocorreu
nos anos de 2017 a 2019, com o objetivo de alinhar o currículo municipal aos
pressupostos da BNCC e do currículo estadual, à luz das especificidades do
município de Aracruz/ES. No entanto, a apropriação desse documento, no dia a
dia não se mostrou fácil, pois careceu de entendimento sobre a forma como a
Educação Física se estabelece nos campos de experiência curriculares. A ideia
de se pautar somente no campo do corpo, gestos e movimentos, sempre foi algo
incomodo haja vista que é possível identificar elementos dessa área em outros
campos de experiência. Diante disso, surgiu o questionamento: Como os
professores de educação física de Aracruz/ES se apropriam das referências
curriculares do Caderno Complementar - Olhares e práticas na Educação Infantil?
Assim, este estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como exploratório,
com trabalho em campo, no qual contou com a participação de 15 professores de
Educação Física que atuam com a Educação Infantil no município de Aracruz-ES.
Para a coleta de dados optou-se por adotar um questionário estruturado composto
por 16 perguntas. A análise das respostas discursivas foi fundamentada na
análise de conteúdo. Observou-se que, embora muitos professores levassem em
conta as prescrições do Currículo Municipal da Educação Infantil, notou-se uma
falta de uniformidade na sua interpretação, evidenciando desafios na sua
apropriação. A análise revelou que, apesar dos esforços dos professores em
alinhar as práticas com as diretrizes curriculares, há lacunas na compreensão da
especificidade da Educação Física, com muitos ainda focados em abordagens
tradicionais como psicomotricidade e comportamento motor. Isso destaca a
necessidade de formações continuadas que promovam uma visão mais ampla e
atualizada da área. A falta de integração e colaboração multiprofissional nos
Centros Municipais de Educação Infantil gera desafios adicionais, fragmentando
as intenções educativas e prejudicando a coesão curricular. A pesquisa aponta
para a importância de abordagens mais colaborativas entre os profissionais da
Educação Infantil para garantir uma experiência educativa eficaz. A cartilha
desenvolvida como resultado deste estudo representa um primeiro passo na
direção de colaborar com a qualidade educativa e a formação continuada dos
docentes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910