EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA INCLUSIVAS: construindo caminhos para o respeito à diversidade
Nome: JULIANA FRIÇO GAVA
Data de publicação: 09/05/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI | Examinador Interno |
ERINEUSA MARIA DA SILVA | Presidente |
JOSE FRANCISCO CHICON | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo teve como objetivo elaborar, executar, avaliar e apresentar uma
proposta didática de ensino inclusiva com o conteúdo práticas corporais de aventura
(PCAs) para os/as alunos/as com e sem deficiência, na turma do 3º D do ensino
fundamental I, na EMEF “José Marcelino”, no município de Marataízes-ES. A
pesquisa foi desenvolvida com 25 alunos/as matriculados/as na instituição. Trata-se
de uma pesquisa-intervenção que se apoia nas teorias e nas possibilidades didáticometodológicas das concepções críticas da Educação Física para a seleção,
construção e execução da proposta didática de ensino inclusiva, bem como,
proporcionar aos/as estudantes uma educação problematizadora, o diálogo com
os/as pares, buscando ampliar a participação de todos/as envolvidos/as e minimizar
exclusões. Os dados foram produzidos por intermédio das seguintes estratégias:
aplicação de um questionário composto por perguntas semiestruturadas aos/às
alunos/as; análise do filme Extraordinário mediante questões disparadoras, a fim de
possibilitar aos/as estudantes uma reflexão minuciosa sobre o significado das
palavras inclusão e exclusão, e também, por meio das intervenções pedagógicas
que aconteceram no decorrer das aulas de Educação Física. Conclui-se que a
proposta didática inclusiva ocasionou um impacto significativo, pois os/as alunos/as
não apenas participaram das atividades, além disso conseguiram criar significados e
estabelecer conexões com diferentes aspectos das práticas corporais de aventura e
encontrar caminhos para atitudes mais inclusivas e empáticas na escola e
sociedade.