REPENSANDO O ENSINO DO ESPORTE POR MEIO DO MODELO DE EDUCAÇÃO ESPORTIVA: aprendizagem colaborativa, autonomia e participação das meninas
Nome: BIANCA CAPOBIANGO
Data de publicação: 29/06/2023
Banca:
Nome | Papel |
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GUY GINCIENE | Examinador Externo |
MARIANA ZUANETI MARTINS | Presidente |
UBIRAJARA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: A proposta do presente estudo partiu da busca por um modelo pedagógico inovador para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física escolar. Diante de algumas possibilidades, escolhi o Modelo de Educação Esportiva (MEE) por se aproximar da minha prática pedagógica, como professora da rede municipal há aproximadamente vinte anos. O MEE é um modelo curricular que propõe colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, incentivando a participação ativa, a cooperação e protagonismo dos discentes, fomentando o entusiasmo com a prática. Nesse sentido, temos como objetivo investigar o desenvolvimento de uma prática pedagógica baseada no MEE nas aulas de Educação Física Escolar, com foco nas relações de gênero e participação das meninas durante as aulas. Para alcançar esse objetivo, utilizei a metodologia de sistematização da experiência, me apropriei da experiência vivida, refleti sobre ela e compartilhei os resultados, minhas reflexões de fundo e aprendizados. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Vila Velha, com uma turma de 8o ano, com 31 alunos(as) participantes. Os instrumentos de produção de dados consistiram no Diário de Campo, Entrevistas semiestruturadas com os alunos(as) e Análises das gravações das aulas através de filmagens e áudios. Os resultados mostraram que a prática baseada no MEE pode contribuir para o aprendizado esportivo dos alunos, melhorar os vínculos entre eles e aumentar a participação das meninas. Os alunos se demonstraram mais competentes, entusiasmados e educados esportivamente, se sentindo mais motivados a prática esportiva em outros contextos. Ao final, minha reflexão de fundo, ilustrou meus aprendizados e limites no processo de implementação de uma unidade didática baseada no MEE, enfatizando a importância da disposição em mudar a prática pedagógica e o suporte advindo do programa do PROEF e das reuniões de orientação.