AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: uma proposta interdisciplinar

Nome: MARCELO ZEIDAN KHALIL

Data de publicação: 11/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI Orientador

Resumo: Este trabalho analisa as possibilidades e potencialidades de uma proposta
interdisciplinar considerando as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) como
conteúdo da Educação Física (EF) Escolar. A interdisciplinaridade é analisada
aqui como a interação entre duas ou mais disciplinas no cenário educacional. O
objetivo geral se baseia em elaborar e desenvolver uma proposta
interdisciplinar tendo como fio condutor as PCAs em uma turma de 6º Ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. Os objetivos
específicos são: a) desenvolver uma proposta interdisciplinar em conjunto com
as disciplinas de Geografia, Ciências, Artes e Língua Portuguesa; b) analisar
as potencialidades e desafios de uma proposta interdisciplinar e suas
contribuições para o planejamento dos professores envolvidos na pesquisa. A
pesquisa é de natureza qualitativa e tem como base a metodologia da
pesquisa-intervenção. Os participantes deste estudo são 5 docentes das
disciplinas supracitadas, incluindo o professor-pesquisador. Os dados foram
produzidos através de um Grupo Focal, e os instrumentos utilizados foram
observações registradas em diários de campo e planos de aula
interdisciplinares. Para dar conta do problema investigado, a metodologia de
análise dos dados teve como base a análise de conteúdos de Bardin (1979),
que compreende as fases de (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c)
tratamento dos dados, inferência e interpretação. Esta pesquisa possibilitou
reflexões relevantes sobre a construção coletiva do trabalho pedagógico e
evidenciou os limites, desafios e possiblidades do trabalho interdisciplinar.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910