Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Rede Nacional (PPGMPEF) da Ufes

  • Estuda as juventudes, considerando suas múltiplas dimensões, e a corporificação das concepções de trabalho e cidadania como base para formação dos jovens no Ensino Médio. Pesquisa as potencialidades e problemas do desenvolvimento de propostas curriculares e pedagógicas na Educação Física como componente da área das Linguagens em articulação com as demais disciplinas do Ensino Médio.

  • Estuda o Ensino Fundamental como etapa da Educação Básica que deve assegurar aos estudantes uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pesquisa o desenvolvimento (planejamento e implementação) de propostas curriculares e intervenções pedagógicas inovadoras na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental, explora suas potencialidades e avalia a utilização das mesmas em diferentes ambientes educacionais.

  • Estuda o movimento, a brincadeira e o jogo e seus vínculos com o desenvolvimento infantil. Pesquisa as possibilidades educativas proporcionadas por experiências corporais intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil, considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética,
    estética e sociocultural das crianças, e sua adequação às metas educacionais estabelecidas para a primeira etapa da Educação Básica.

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional é um curso oferecido no modelo híbrido, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, como proponente, com a participação das unidades universitárias da UNESP - Faculdade de Ciências, campus de Bauru e Instituto de Biociências, campus de Rio Claro.

O curso tem por objetivo geral a qualificação de professores em nível de mestrado profissional em Educação Física, com área de concentração em Educação Física Escolar, tendo como requisito que o aluno seja servidor da Carreira de Magistério, com vínculo público efetivo estadual ou municipal e possua Curso Superior Completo em Educação Física. Visa contribuir para uma qualificação ampla do ensino de Educação Física na escola básica, indo desde um aprimoramento no processo de formação continuada de professores até mudanças efetivas de paradigmas e de prática em sala de aula.

A meta é oferecer um curso de formação profissional alicerçado em sólida formação em Educação Física, que contemple as necessidades advindas tanto do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola, quanto das suas necessidades amplas de desenvolvimento e valorização profissional. O curso deve fortalecer o professor no sentido do enfrentamento dos desafios postos pelo seu exercício profissional.

O programa tem sua sede em -ES, oferecendo o curso de Mestrado Profissional desde 2017 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa conta com 12 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910