Bolsa de Estudo

1 - Podem se inscrever todos os alunos do Mestrado e do Doutorado em Educação Física da UFES que atendam os seguintes critérios:

 

  • Estar devidamente matriculado como aluno regular do PPGEF;

 

  • não acumular outro tipo de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, FAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada;

 

  • não ter sido reprovado em nenhuma disciplina do PPGEF e/ou qualificação;

 

  1. Para a implementação da bolsa é necessário:

 

 

  • Assinar o termo de compromisso do Bolsista – Declaração com visto e assinatura do orientador (ANEXO 1).
  • Ter residência fixa e comprovada na região metropolitana de Vitória (comprovante de residência no nome do discente/cônjuge/pai ou mãe - contas de água/luz/telefone ou contrato de aluguel ou declaração de aluguel assinada pelo proprietário do imóvel).

 

Critérios para atribuição das Bolsas

 

 

  • Para recebimento da bolsa, o aluno não poderá ter vínculo empregatício. Excepcionalmente no caso da bolsa FAPES, e após o atendimento de toda a demanda de alunos com dedicação exclusiva ao Programa, o PPGEF poderá conceder a bolsa ao discente que for professor da rede pública de ensino fundamental e/ou médio, municipais ou estadual do Espírito Santo, efetivo ou por designação temporária, que atuar em sala de aula e cumprir carga horária semanal máxima de 25 (vinte e cinco) horas, poderá assumir a bolsa;

 

  • Assinar os termos de compromisso do bolsista da CAPES e FAPES;

 

  • Obedecer a ordem de classificação;

 

 

A classificação será feita com base nos seguintes critérios de distribuição:

 

 

  1. A bolsa será atribuída respeitando o ano de entrada do discente no

Programa (serão contemplados os alunos mais antigos que atendem a todos os critérios deste edital). Em relação às bolsas FAPES de mestrado, apenas podem concorrer os alunos com matrícula em 2018. No que diz respeito aos alunos do doutorado, somente podem concorrer às bolsas FAPES os alunos com matrícula em 2017 e 2018;

 

  1. Os primeiros colocados de cada linha de pesquisa em seu respectivo processo de seleção serão contemplados, após finalização de todas as etapas de seleção.

 

  1. Após contemplar todos os primeiros de cada linha de pesquisa, as bolsas serão distribuídas ao segundo colocado da linha de pesquisa que tiver o menor percentual de aprovados contemplados, aplicando-se daí em diante.

 

  1. No caso de empate nos critérios anteriores, será adotado como critério de desempate a análise do currículo na plataforma lattes do último quadriênio, conforme disposto no Anexo 2.

 

Manutenção da Bolsa

 

  1. Durante todo período de vigência da bolsa o aluno não poderá possuir nenhum tipo de vínculo empregatício.

 

  1. O aluno reprovado em qualquer disciplina e/ou qualificação perde o direito à bolsa automaticamente.

 

  1. A qualquer momento, o Professor Orientador pode solicitar a suspensão da bolsa em caso de desempenho acadêmico insatisfatório.

 

Disposições gerais

Em relação à bolsa CAPES, poderá ser cancelada a qualquer tempo por infringência à disposição deste Regulamento e do regulamento da agência pré-estabelecido, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor, de acordo com a legislação federal vigente, e impossibilitado de receber benefícios por parte da CAPES pelo período de cinco anos, contados do conhecimento do fato, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais. Em relação à bolsa FAPES, a bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo por infringência à disposição deste Regulamento e do Regulamento da agência pré-estabelecido, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor, de acordo com a legislação vigente, e impossibilitado de receber benefícios por parte da FAPES, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910