Educação Física e Educação Infantil: diálogos entre os documentos orientadores, produções acadêmico-científicas e formação docente

Resumo: Discute a relação da Educação Física com a Educação Infantil, por meio de produções acadêmico-científicas da área e das ementas/bibliografias de disciplinas sobre a infância, em interface com os documentos que orientam essa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Este estudo combinará duas metodologias: a pesquisa documental-bibliográfica e a pesquisa descritivo-interpretativa. Na produção dos dados, utilizará como fontes as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a Base Nacional Curricular Comum, tese/dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, artigos veiculados nos principais periódicos científicos da área, Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1978-2015) e ementas/bibliografias das disciplinas que tratam da Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades públicas do país. Espera-se, com este estudo, afirmar práticas pedagógicas e dar visibilidade às produções que reconhecem e valorizam as crianças como “sujeitos de direitos”, produtoras de cultura e protagonistas em seus processos de socialização e desenvolvimento empreendidos nas aulas de Educação Física com a Educação Infantil.

Data de início: 2016-05-02
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Wagner dos Santos
Aluno Mestrado Raquel Firmino Magalhães Barbosa
Aluno Mestrado Bethania Alves Costa Zandominegue
Colaborador Rodrigo Lema del Rio Martins
Coordenador André da Silva Mello
Transparência Pública
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