Educação Física e Educação Infantil: diálogos entre os documentos orientadores, produções acadêmico-científicas e formação docente

Resumo: Discute a relação da Educação Física com a Educação Infantil, por meio de produções acadêmico-científicas da área e das ementas/bibliografias de disciplinas sobre a infância, em interface com os documentos que orientam essa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Este estudo combinará duas metodologias: a pesquisa documental-bibliográfica e a pesquisa descritivo-interpretativa. Na produção dos dados, utilizará como fontes as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a Base Nacional Curricular Comum, tese/dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, artigos veiculados nos principais periódicos científicos da área, Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1978-2015) e ementas/bibliografias das disciplinas que tratam da Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades públicas do país. Espera-se, com este estudo, afirmar práticas pedagógicas e dar visibilidade às produções que reconhecem e valorizam as crianças como “sujeitos de direitos”, produtoras de cultura e protagonistas em seus processos de socialização e desenvolvimento empreendidos nas aulas de Educação Física com a Educação Infantil.

Data de início: 2016-05-02
Prazo (meses): 68

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Bianca Andreatta Scottá
Aluno Doutorado Érica Bolzan
Aluno Doutorado Alexandre Freitas Marchiori
Aluno Mestrado Anne Schneider Ewald
Aluno Mestrado Rafaela Faria Fávero

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