Experiências formativas de professores de Educação Física com a Educação Infantil

Resumo: Analisa as experiências formativas de professores de Educação Física, empreendidas pelo Pibid, para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. A consolidação e a ampliação da oferta da Educação Física no contexto da Educação Infantil do Espírito Santo requer a formação de professores que compreendam as singularidades das crianças e as especificidades das instituições de ensino dedicadas a sua educação. Utiliza a pesquisa-ação colaborativa (IBIAPINA, 2008) como pressuposto metodológico e, como fontes na produção dos dados, a observação participante, sistematizada em diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e em grupo focal e as imagens iconográficas paradas e em movimento. Constituem-se como sujeitos da pesquisa 12 licenciandos de Educação Física, participantes do Pibid, que atuam em dois Centros Municipais de Educação Infantil de Vitória/ES. No processo de análise, os dados oriundos dessas diferentes fontes serão articulados, considerando o contexto sociointeracional em que foram produzidos.

Data de início: 2014-08-05
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Livia Carvalho de Assis
Aluno Mestrado Rodrigo Lema del Rio Martins
Coordenador André da Silva Mello
Pesquisador Wagner dos Santos
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910