"NO BALANÇO DO FUNK: AS TENSÕES QUE ENVOLVEM O RITMO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR"

Nome: Fernanda Xavier Machado
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Felipe Quintão de Almeida Orientador
Ivan Marcelo Gomes Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Felipe Quintão de Almeida Orientador
Ivan Marcelo Gomes Coorientador
Rosalvo Luis Sawitzki Examinador Externo
Ueberson Ribeiro Almeida Examinador Externo

Resumo: O objetivo deste estudo foi entender os elementos que dão visibilidade e invisibilidade ao funk dentro de um ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa desenvolveu-se em uma escola de um bairro periférico do município de Serra (Espírito Santo). O método adotado teve um caráter etnográfico, sendo os dados coletados através de observações diretas e indiretas, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Tais procedimentos foram aplicados com os sujeitos centrais da investigação, representados nas figuras dos alunos e do corpo docente. Os resultados mostraram a existência de conflitos e entraves dentro da escola investigada, no que se refere à sua relação com o funk.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910