Formação continuada com profissionais da educação infantil: diálogos entre a corporeidade e temáticas da literatura afro-brasileira e africana

Nome: SARITA FAUSTINO DOS SANTOS

Data de publicação: 17/02/2023

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ANDRE DA SILVA MELLO Orientador

Resumo: Essa pesquisa apresenta como objeto de estudo a formação continuada realizada com profissionais da Educação Infantil do município de Vitória/ES, evidenciando suas práticas docentes em diálogo com a corporeidade, a literatura infantil e juvenil com a temática africana e afro-brasileira. Tem como objetivos: a) analisar as produções do Congresso de Pesquisadoras/es Negros e Negras (COPENE) sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil, para isso realiza um Estado do Conhecimento com base em trabalhos publicados nos anais do congresso; b) realizar formação continuada com profissionais que atuam na Educação Infantil do município de Vitória/ES, articulando o diálogo entre a corporeidade e a temática da literatura africana e afro-brasileira e c) analisar, a partir da formação vivenciada, possibilidades pedagógicas para uma educação antirracista nas instituições infantis do município. Foram utilizadas as metodologias bibliográficas e a pesquisa-ação colaborativa que incidiu no processo formativo relacionado às questões étnico-raciais. A pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do conhecimento, analisa as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil, por meio dos Anais do COPENE, no período de 2000 a 2020, abarcando todas as onze edições do evento, o que representa a integralidade das produções publicizadas. A pesquisa-ação colaborativa efetuou-se na rede municipal de educação de Vitória/ES, no ano de 2021, e teve como público-alvo profissionais da Educação Infantil e realizou-se por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres, da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da pesquisa bibliográfica foram catalogados a partir de 77 resumos que dialogavam com a temática das relações étnico-raciais e com o recorte da Educação Infantil, organizados em seis temáticas: práticas pedagógicas, escuta das crianças, formação continuada, legislação, literatura e representações docentes. Os dados da pesquisa-ação colaborativa foram analisados por meio de gravações dos momentos formativos, de atividades das/os cursistas, utilizando o formulário Google, nas interações na Plataforma Vixeduca, no grupo de WhatsApp, nas respostas do Chat de cada palestra, via Plataforma Meet, e com os resultados da escrita para a produção final do processo formativo gerou-se o E-book intitulado “Relações étnico-raciais na Educação Infantil: diálogos com a literatura afro-brasileira e africana, corporeidade e danças populares”. A partir do processo formativo foram estabelecidos três critérios de análises: o currículo como categoria de análise, a importância da literatura infantil e juvenil como proposta antirracista e a corporeidade no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A Análise de Conteúdo auxiliou na interpretação dos dados. A articulação entre a literatura e a corporeidade presume incidir sobre aspectos fundamentais para uma educação focada nas relações étnico-raciais prazerosa, lúdica e fundamentada em princípios de equidade. A partir da formação continuada de profissionais, e por meio de suas práticas instituídas, elaborou-se um livro com conhecimentos de natureza didático-pedagógica sobre questões étnico-raciais nos cotidianos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Vitória/ES.

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