Educação Física e Educação do Campo: um estudo de caso

Nome: ALESSIO COCO DE ANDRADE

Data de publicação: 15/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Resumo: O presente estudo é fruto de intensas reflexões acerca dos currículos prescritos que chegam prontos às escolas, principalmente tratando-se das escolas do Campo, que convivem com realidades tão singulares em seus entornos rurais e que, por vezes, isso não é tratado, tampouco valorizado, nos documentos curriculares. Assim, pretende-se perceber como o componente curricular Educação Física é concebido nos documentos que direcionam as práticas educativas dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIERs), bem como analisar as consonâncias e dissonâncias entre os escritos destes documentos com as realidades vividas pelos sujeitos interlocutores em seu cotidiano pedagógico. Os objetivos deste estudo conversam entre si a título de perceber o lugar da Educação nos CEIERs, correlacionando com as vivências dos que constroem a história destes Centros de Educação Rural, além de estabelecer paralelos com o trabalho da Educação Física em contexto campesino. Para isso, este estudo tem fortes influências para ser caracterizado como estudo de caso, por perceber a unicidade destes centros de educação rural nos limites geográficos do estado do Espírito Santo. O estudo contou com a análise documental e com as entrevistas para a obtenção dos dados, para assim promover a triangulação entre as informações trazidas nos documentos, as falas dos sujeitos estudantes e a fala do sujeito professor de Educação Física. Isso posto, a abordagem deste estudo é qualitativa por trabalhar com as vivências e experiências dos sujeitos em sua individualidade e contexto singular; oportunizando momentos de fala e escuta sensível sobre as percepções de cada sujeito a respeito do espaço estudado. Para a obtenção de dados, selecionou-se como documentos direcionadores o Currículo Básico do Espírito Santo, a Proposta Pedagógica (PPP/PP) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de fotos, registros e outros dados que rememoram a história dos CEIERs ao longo de seus 40 anos. Os achados nos mostram que a Educação Física chega em pequena escala para o Ensino Médio do CEIER e que as singularidades dos sujeitos campesinos dificilmente ganham espaço no currículo prescrito, uma vez que o currículo é unificado para as escolas urbanas e rurais. Em suma, este estudo se faz exploratório de um campo pouco discutido que é a Educação Física na Educação do Campo. Logo, a perspectiva é que novas e urgentes pesquisas abordem a temática, enaltecendo a voz dos sujeitos campesinos que lutam para que suas culturas, costumes, jeitos, saberes e fazeres estejam no centro dos debates acadêmicos, bem como nos currículos que chegam às escolas brasileiras.

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