Sobre os investimentos e cuidados com o corpo na sociedade de consumidores: interpretações a partir de estudantes do Ensino Médio do Colégio Pedro II
Nome: GUILHERME DE CASTRO RIBEIRO FERREIRA E SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2017
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
IVAN MARCELO GOMES | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA | Examinador Interno |
IVAN MARCELO GOMES | Orientador |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar como os estudantes do ensino médio do Colégio Pedro II compreendem, investem e cuidam do corpo no que Zygmunt Bauman convencionou chamar de sociedade de consumidores. A pesquisa se desenvolveu com setenta e sete (77) estudantes do ensino médio regular e integrado do Colégio Pedro II Campus São Cristóvão III. A coleta de informações se deu a partir de dois instrumentos: (1) questionário survey on-line e (2) grupo focal. No questionário survey on-line setenta e sete estudantes responderam questões fechadas e abertas relacionadas à temática do estudo. O grupo focal contou com a participação de sete (7) estudantes, selecionados a partir da análise das respostas do questionário survey on-line. A organização roteiro se deu a partir das informações do questionário survey on-line e dos objetivos do trabalho. As informações foram analisadas a partir do cruzamento das informações do questionário survey on-line e do grupo focal, a partir do Método de Interpretação dos Sentidos, privilegiando o diálogo com a abordagem sociológica de Zygmunt Bauman. As análises desenvolvidas demonstraram que existem dois grupos de estudantes: (1) estudantes que compreendem o corpo a partir da pluralidade e diversidade, tendo a construção das identidades corporais pautadas pela individualidade e subjetividade única e autoral do próprio corpo e; (2) estudantes que possuem identidades corporais ambivalentes, ou seja, assim como na modernidade líquida, suas opiniões e sentimentos sobre o corpo são fluidas.
Palavras-chave: Adolescência; Corpo; Consumo; Educação Física.