PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES DAS INSTITUIÇÕES DA AMÉRICA LATINA

Resumo: Este projeto é um desdobramento dos resultados das pesquisas “Avaliação na educação física escolar: um estudo da formação inicial nas universidades federais”, financiada pelo Edital Universal CNPq 14/2013, sob o nº do Processo: 481424/2013-0, e, “Avaliação do ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de educação física: entre prescrições e práticas” aprovado no Edital Produtividade em Pesquisa – PQ 2015, ambos na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. Além disso, ele se associa ao projeto “Análise comparativa do perfil da formação profissional em educação física: a América Latina em foco”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e do CNPq. De modo específico, este projeto, que será coordenado no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, conta com a parceria com pesquisadores da Ufg, Ufrj, Udelar (Uruguai), IUCesmag (Colômbia), PUC/Valparaíso (Chile), e tem por objetivo compreender o modo como a temática avaliação educacional tem sido trabalhada nos cursos de formação inicial de
professores em nove países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela). O projeto se caracteriza como uma pesquisa plurimetodológica de natureza quanti-qualitativa, fundamentado na análise crítico-documental (BLOCH, 2001) e na pesquisa de campo. A delimitação das instituições participantes seguirá os critérios: a) ser uma instituição de ensino superior localizada na América Latina; b) ter o curso em Educação Física, voltado para a atuação na educação; c) ter em seu currículo uma disciplina específica e obrigatória sobre avaliação educacional.De um mapeamento inicial já produzido, foram selecionados 48 instituições em nove países, com a seguinte distribuição: Argentina (4), Brasil (10), Chile (17), Colômbia (6), Equador (1), México (2), Peru (2), Uruguai (2), Venezuela (4). As fontes se constituirão em: projetos de curso, planos de ensino e
narrativas de professores e alunos da formação inicial. Para a produção dos dados com os professores e alunos, utilizará como instrumentos: questionário, com questões abertas e fechadas, entrevista em grupo e individuais semiestruturada. Para tabulação e análise dos dados, utilizaremos os softwares NVivo10, SPSS e Iramuteq.

Data de início: 2017-05-22
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Rodrigo Marques
Aluno Doutorado Aline de Oliveira Vieira
Aluno Doutorado Juliana Martins Cassani Matos
Aluno Mestrado Sayonara Cunha de Paula
Coordenador Wagner dos Santos

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