Sumario: Dentro das possibilidades no âmbito do exercício físico o kettlebell (KB), um método não-tradicional de treinamento, vem sendo cada dia mais incorporado como alternativa para a prática de exercícios. Os estudos desenvolvidos acerca da utilização dessa ferramenta buscam caracterizar os estímulos provocadas pelos exercícios tanto a nível neuromuscular quanto cardiovasculares e metabólicos. O consumo de oxigênio (VO2) e frequência cardíaca (FC) são as variáveis mais exploradas, e os resultados indicam que são produzidas respostas vigorosas capazes de induzir melhora na aptidão cardiorrespiratória. Com relação à concentração de lactato sanguíneo, Pressão Arterial (PA) e sua regulação (variabilidade da FC) são encontrados poucos dados que caracterizam o estímulo de uma sessão . Além disso, a descrição dos resultados, são caracterizados entre duas a três sessões, isolados ou em dois momentos (pré e pós intervenção) quando aplicados a um programa de treinamento. O comportamento das variáveis cardiovasculares e metabólicas ao longo de diferentes fases do treinamento ainda não foi explorado. A caracterização do estímulo deste tipo de exercício no decorrer de um programa periodizado pode auxiliar na otimização e eficiência ao prescrever o treinamento com KB no que se refere à intensidade, duração e aspectos de segurança ao longo do programa de treinamento. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar as respostas cardiovasculares e metabólicas ao longo de três mesociclos de treinamento com KB no que se refere às variáveis de FC, PA, VO2, concentração de lactato. Participarão 20 voluntárias. O protocolo de treinamento será composto por 10 semanas antecedido por duas semanas de familiarização. Para verificar a distribuição dos dados, será utilizado o teste de Shapiro-Wilk, e ANOVA de duas vias de medidas repetidas e o teste de comparações múltiplas de Bonferroni. Será considerado p, 0,05 (Software IBM SPSS Statistics versão 2.1).
Fecha de início: 02/07/2018
Plazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nombre |
---|---|
Coordinator * | LUCIANA CARLETTI |
Student Master * | SABRINA PEREIRA ALVES |