Sumario: A investigação é uma continuidade do estudo Apropriações da Pedagogia Moderna no Espírito Santo: práticas de representação e estratégias de circulação, desenvolvido entre os anos de 2009 e 2011, que focalizou as práticas, as representações e os autores que, nas três últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, sistematizaram um programa para a implantação de uma Pedagogia Moderna no Espírito Santo e as discussões e projetos que permitiram a inclusão da Educação Física nos debates educacionais do período. Na nova fase o projeto objetiva analisar o itinerário de desenvolvimento da Educação Física e do Esporte no Espírito Santo, entre os anos de 1900 a 1960, compreendo as formas como circularam, e foram apropriados temas como a higiene, a saúde, a ginástica e o esporte na constituição da Educação Física como disciplina escolar. Utiliza como fontes os jornais, os relatórios dos governadores do Estado do Espírito Santo, os Anais da Assembleia Legislativa, as leis, os ofícios e as correspondências oficiais da administração pública, assim como o “Arquivo Morto”, do Centro de Educação Física e Desportos, que guarda a memória da instituição; os artigos da Revista de Educação e Vida Capichaba e o Arquivo Aloyr Queiroz de Araújo. Metodologicamente, o estudo opera com a proposta da arquelogia dos objetos, procedimento que assume que os objetos analisados guardam as marcas de sua produção e de seus usos, das práticas que permitiram a sua seleção, guarda e circulação.

Fecha de início: 01/08/2012
Plazo (meses): 48

Participantes:

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Coordinator * OMAR SCHNEIDER
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